2018/04/14

Personagens virtuais usam AI para substituir captura de movimentos


Hoje em dia a Inteligência Artificial está a ser aplicada a tudo... e nem sequer os personagens virtuais dos jogos escapam, com a A.I. a permitir-lhes dispensar a morosa e dispendiosa tarefa da captura de movimentos de pessoas reais.

Criar movimentos realistas para os personagens dos jogos de vídeos é algo que tradicionalmente obriga a contratar um especialista no estilo de movimento pretendido (militares, artes marciais, dança, etc.) e depois metê-lo num fato cheio de marcadores, rodeado por câmaras, para captar os seus movimentos e detalhe.

Investigadores decidiram uma abordagem diferente, criando um sistema de Deep Learning - o DeepMimic - que é capaz de olhar para exemplos dos movimentos, e aprender por si, do mesmo estilo que uma pessoa poderia tentar treinar apenas com base em vídeos que visse com os movimentos que desejava repetir.

O processo é sempre engraçado de ver, inicialmente com o personagem virtual AI a literalmente nem se aguentar nas pernas, mas depois de milhares e milhares de tentativas, o "boneco" começa a ficar surpreendentemente bom, ao nível de reproduzir os movimentos de forma indistinguível das do "professor". A vantagem é que, sendo movimentos "aprendidos", o boneco virtual pode reagir a todo o tipo de variações e cumprir com os movimentos, ao contrário das sequências rígidas pré-gravadas que se fazem habitualmente.

... Um dia destes esta tecnologia chega aos The Sims... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)