2018/05/10

Notícias do dia

Tesla mostra "carro mistério" em vídeo; o projecto nacional Magik Book dá vida digital aos catálogos de papel; serviço de assinatura mensal da Lyft já tem lista de espera; teclado Gboard da Google ganha escrita em código Morse; OnePlus dá até €280 por OnePlus usados na compra do OnePlus 6; e iOS 11.4 vai restringir acesso USB a iPhones 7 dias após o último desbloqueio.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já arrancou o passatempo FCA desta semana, onde poderás ganhar um dos vários exemplares do livro "Introdução à Cibersegurança".

Venda de smartphones na Europa continua em queda



O mercado dos smartphones está bastante complicado, e na Europa ocidental assistem-se a grandes quebras nas vendas, que são parcialmente compensadas pelo aumento das vendas na Europa de Leste. Em países como o Reino Unido as vendas caíram quase 30%, contribuindo para uma queda de 14% na parte ocidental; enquanto que mais a leste, a Rússia lidera com um aumento de 25% e um crescimento médio de 12% - que ainda assim deixa o saldo total "negativo".


Marcas como a Samsung e Apple são as que mais têm sentido este aperto, tendo perdido 15% e 5% respectivamente; enquanto que logo a seguir temos marcas como a Huawei, Xiaomi e Nokia que têm tido crescimentos significativos e que seguramente estarão a preocupar as marcas no topo da tabela.

Com esta saturação do mercado, parece-me que se tornará cada vez mais importante apostar em formas de fidelizar os clientes e tornar mais apelativa a troca anual de smartphone. Vamos lá ver que propostas poderão surgir nesse sentido...


Alexa já pode destrancar portas por voz



Se a perspectiva de ter uma fechadura electrónica não for suficientemente preocupante, eis que a Amazon vem dar uma ajuda ao dar à Alexa a capacidade de destrancar fechaduras por voz.

Até aqui a Amazon tinha-se mantido longe desta polémica, ao permitir trancar portas através de comandos de voz, mas não permitindo a sua abertura. Agora, isso passa a ser possível nas fechaduras compatíveis Alexa (de marcas como a August, Schlage, Kwikset e Yale), sendo que para isso o utilizador continuará a ter que dizer um código PIN em voz alta... o que não me parece que vá ser muito apreciado pela maioria dos utilizadores.


Qualcomm promete novos chips para smartwatches este ano



Não era preciso ser um especialista para perceber que algo estava mal quando a Qualcomm anunciou os seus novos chips para smartwatches - os 2100 - usavam um processo de fabrico de 28nm, já antiquado, num segmento onde a eficiência energética é ainda mais importante que nos smartphones. Quase três anos mais tarde, parece que finamente isso será rectificado, com o lançamento de uma nova geração de chips para smartwatches antes do final do ano.

As promessas são imensas, de que se tratam de novos chips que permitirão uma "revolução" nos smartwatches, com melhor desempenho, maior autonomia, e que também permitirão manter ecrãs dinâmicos e a cores sempre ligados (ao contrário dos actuais modos monocromáticos simplificados).

Esperemos que sim mas... acreditamos quando virmos. :)


Windows 10 ganha clipboard para múltiplos "copy-paste" e entre dispositivos



O "copy-paste" é uma ferramenta importante, mas que há muito estava a precisar de melhoramentos no Windows. Finalmente, isso está prestes a acontecer, pois a Microsoft já está a testar um clipboard melhorado no Windows 10, com capacidade para guardar múltiplos elementos, e que também pode utilizar a cloud para permitir o copy-paste entre diferentes equipamentos.


Embora sejam funcionalidades que muito aprecio, confesso que não consigo deixar de pensar no risco acrescido que estas vantagens podem representar em termos de quem muitas vezes faz o copy paste das suas passwords... e que agora, mesmo com toda a segurança que seja prometida, poderão andar a passear pelas "clouds", ou ficar inadvertidamente no clipboard mesmo quando o utilizador já fez um copy subsequente, pensando que iria limpar o que lá estava.


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)