2018/05/06

Oculus revela novo sistema de tracking de mãos só com câmara


Quando se pensava que seria necessário recorrer ao Leap Motion para se fazer o tracking das mãos de forma decente, eis que a Oculus demonstra que não... dizendo ter um sistema 100% fiável de o fazer apenas com uma câmara normal.

O tracking das mãos é mais um dos passos essenciais para a interacção natural em espaços VR, e embora de momento isso esteja a ser feito através de controladores, o objectivo é que isso possa ser feito com as mãos, naturalmente, sem qualquer acessório adicional. É isso que a Leap Motion há muito tem prometido fazer com os seus sensores, mas que a Oculus optou por dispensar... e com resultados igualmente surpreendentes.



Segundo o que a Oculus nos diz, o seu novo sistema é capaz de fazer o tracking com 100% de sucesso para uma única mão, usando apenas câmaras normais. Não menos impressionante, mesmo no tracking de duas mãos em simultâneo, este sistema consegue manter uma taxa de sucesso superior a 99%, quando sistemas concorrentes ficam abaixo dos 30%; e mesmo no caso de interacções das mãos com objectos, atinge mais de 98%.

Resultados surpreendentes, e que esperamos poder ver em acção já numa próxima geração dos Oculus Rift... talvez os que venham a derivar do seu protótipo Half Dome, com campo de visão de 140º, eye trackings para rendering localizado, e ecrãs móveis para dar ponto de focagem variável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)