2018/05/23

TSMC começou a produzir os A12 da Apple em 7nm


A TSMC, um dos maiores produtores de chips a nível mundial, já começou a produzir a nova geração de CPUs "A12" que a Apple irá utilizar na próxima geração de iPhones, usando o mais avançado processos de fabrico da actualidade: de 7nm.

É sempre um pouco difícil tentar imaginar o que são estas escalas tão reduzidas que se estão a utilizar; mas poderá ajudar referir que quando em 2010 a Apple lançou o seu primeiro chip A4, este era feito usando um processo de fabrico de 45nm. Avançando até 2017, temos o A11 usado no iPhone X, e que é feito em 10nm. O salto para os 7nm pode parecer pequeno, mas é proporcionalmente gigantesco; permitindo uma poupança de quase 30% na área ocupada - o que possibilita criar chips mais complexos sem aumentar o seu tamanho, e que simultaneamente podem funcionar mais rápido e gastar menos energia.

Este arranque da produção em volume dos "A12" em 7nm deixa a Apple na linha da frente para voltar a ter dos chips mais eficientes do mercado no segmento mobile; já que também o Snapdragon 845 é feito em 10nm, e não está garantido que a Qualcomm dê o salto para os 7nm já no próximo ano (embora a Samsung diga que estará pronta para iniciar a produção de chips de 7nm em 2019).

Esperemos que este A12 venha também ajudar a questão de rápido aquecimento do A11 (e que também afecta a maioria dos restantes chips topo de gama actuais) e que faz com que, com bastante facilidade, o sistema seja incapaz de funcionar à velocidade máxima devido à temperatura - algo que acontece com frequência assim que se coloca o smartphone no carro para fazer navegação GPS, ligado ao carregador e com o Sol a dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)