2018/05/23

Notícias do dia

O novo HTC U12+ vem com 4 câmaras e botões sensíveis à pressão; Huawei e Xiaomi conquistam Espanha; Google Maps ganha veículos 3D como icons; o Xiaomi Mi 8 chega a 31 de Maio por €373; Google Photos ganha "estrelas" para fotos favoritas; e os volumosos pedidos de consentimento do GDPR que vão inundando as caixas de email dos portugueses... podem ser ilegais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um refrescador de ar - e não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Apple já deixa descarregar toda a informação que tem sobre cada utilizador



A poucos dias da entrada em vigor da GDPR, a Apple junta-se à lista de empresas que disponibiliza uma ferramenta de fácil utilização para que qualquer utilizador possa descarregar toda a informação que a empresa armazena sobre si. Um salto ao site privacy.apple.com deixa que o utilizador seleccione quais os dados em que está interessado, que podem incluir coisas como informação sobre os seus equipamentos; contactos guardados na iCloud; eventos adicionados ao calendário; actividade na App Store; ou ainda todos os emails e fotos que estiverem lá guardados.

Uma ferramenta que provavelmente nunca será utilizada pela maioria dos utilizadores, mas que é um passo essencial para a transparência e manutenção de uma relação de confiança. Para quem o quiser fazer, também fica à disposição a opção para desactivar temporariamente uma conta, ou eliminar permanentemente tudo o que a Apple tenha sobre o utilizador.


Tesla promete novos carregadores Supercharger V3 para o final do Verão



A Tesla quer manter-se na linha da frente nos postos de carregamento rápido para os seus automóveis eléctricos, e diz que teremos novidades com a chegada da nova geração dos Supercharger V3. Actualmente os postos Supercharger são capazes de fazer recarregamentos a 120kW, e embora Elon Musk tenha no passado falado de potências de mais de 350kW, depois veio admitir que seria complicado atingir esses valores, baixando as expectativas para valores na ordem dos 250kW - que mesmo assim seriam o dobro da potência actual.

Falta saber se outra parte das melhorias que poderá chegar nesta versão V3 será a capacidade do sistema conseguir ligar-se automaticamente ao veículo usando um braço robótico...


IBM proíbe utilização de pens USB



Para lidar com as infinitas possibilidades de quem usa pens USB para transportar dados - potencialmente sensíveis - sem tomar as devidas precauções (encriptação, etc.) a IBM está a optar pela táctica mais radical de simplesmente proibir toda e qualquer utilização de pens USB.

A empresa diz que toda a transferência de dados terá que ser feita através da rede; mas há especialistas que alertam que este tipo de restrições normalmente acaba por promover formas "alternativas e criativas" dos funcionários continuarem a fazer aquilo que desejam fazer por acharem que é mais conveniente... Seguramente saberemos os resultados desta medida daqui por alguns meses.


Xiaomi revela MIUI 10 a 31 de Maio



A Xiaomi vai aproveitar o último dia do mês para nos dar a conhecer o seu novo topo de gama Mi 8, e adicionalmente aproveita a oportunidade para apresentar também o seu MIUI 10 - uma versão que promete apostar na velocidade e que deverá usar o Android 8.1 como base de trabalho (considerando que já a actual MIUI 9.5.6 também o é).

Muitos motivos para que os fãs da Xiaomi - e da tecnologia em geral - aguardem com bastante expectativas o próximo dia 31 de Maio.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Carlos...

    os carregadores da Tesla para o final do verão e não versão. :P

    ResponderEliminar