2018/06/27

Facebook desiste do seu drone Aquila para distribuir Internet


Depois de anos e milhões gastos no desenvolvimento do seu drone Aquila para distribuição de internet, o Facebook põe um ponto final nas intenções de criar os seus próprios drones.

Apresentado em 2015, a ideia do Facebook era criar uma rede alternativa à do projecto Loon da Google (que usa balões), apostando em drones de alta-altitude alimentados a energia solar, que pudessem voar de forma contínua e servir como pontos de distribuição de internet em áreas sem infraestruturas.

O projecto teve os seus altos e baixos, com uma das primeiras aterragens a ter danificado seriamente o drone, mas que o ano passado demonstrou conseguir aterrar com sucesso - o que fazia antever que tudo estivesse a correr conforma planeado. Mas afinal, parece que não era o caso... O Facebook anunciou que vai abandonar o desenvolvimento do seu próprio drone, preferindo optar por tecnologia desenvolvida por parceiros como a Airbus, que estarão melhor equipados para esta tarefa, embora continue a dar assistência nas áreas onde tiver competências.

Ou seja, o projecto Aquila continua, mas os drones propriamente ditos passarão a ser fornecidos por outras empresas e não serão desenvolvidos exclusivamente pelo Facebook... (Vamos ver se, a esta ritmo, não se arriscam a tornar-se desnecessários, face às intenções de diversas empresas criarem redes de distribuição de internet via satélite - incluindo a SpaceX.)

1 comentário:

  1. Deveriam ter logo começado a apostar é numa rede de satélites... isso sim era algo realista e que poderia funcionar, e é o que parece que vai mesmo funcionar porque já existe aos anos e funciona bem quando é bem gerido.

    ResponderEliminar