2018/06/29

Notícias do dia

Google Maps ganha confirmação de acidentes à Waze; OnePlus promete 2 anos de actualizações e 3 anos de segurança para todos os seus smartphones; Samsung Galaxy Note 9 vai manter design idêntico ao Note 8; nas promoções temos um SSD externo Samsung T5 de 500GB por €121; espreitamos os emoji "secretos" do Android Messages; e ainda fim da batalha entre Apple e Samsung quanto ao assunto de terem copiado o iPhone.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já amanhã, e que já temos novo passatempo para o gadget da semana, que te pode valer uma luz nocturna LED com duas portas USB.

App ANDA já deixa usar a rede Andante do Porto só com o smartphone



Os portuenses, turistas e demais visitantes da cidade Invicta, já podem usar a rede de transportes públicos Andante usando apenas o seu smartphone, e com pagamento pós-pago através da rede Multibanco.

Para isso bastará instalar a app ANDA, que permitirá utilizar o smartphone para validar as viagens; com o custo das viagens a ser posteriormente debitado no cartão Multibanco que se tiver associado à conta (sendo também possível utilizar cartões de crédito). Este sistema evita a necessidade de adquirir cartões físicos ou de fazer carregamentos que depois poderão não ser utilizados, resultando numa maior comodidade - e poupança - para os utilizadores ocasionais e também para utilizadores regulares.


Samsung melhora sensores das câmaras com ISOCELL Plus



Os sensores ISOCELL da Samsung já são considerados sensores de referência no mercado, obtendo excelentes imagens mesmo em situações de baixa luminosidade, e agora essa tecnologia foi melhorada. Os novos ISOCELL Plus conseguem reduzir ainda mais a interferência entre pixeis adjacentes, o que permite criar sensores com resolução mais elevada sem a habitual perda de qualidade associada a uma área mais reduzida para cada pixel.

Este sensores poderão ser estreados no no Galaxy Note 9, que será apresentado a 9 de Agosto.


Milhares de apps estão a expor gigabytes de dados via BDs Firebase mal configuradas



O Firebase é um serviço da Google que facilita a criação de apps e webapps, incluindo guardar dados; mas a facilidade que providencia aos developers não substitui a necessidade de se saber o que se está a fazer. E a comprová-lo está um relatório que descobriu que milhares de apps, tanto Android como iOS, que utilizam o Firebase, estão a expor mais de 110GB de dados mediante bases de dados incorrectamente configuradas que estão acessíveis a qualquer pessoa na internet.

Infelizmente parece-me que situações como estas serão inevitáveis - e até cada vez mais frequentes - à medida que se vai evoluindo no sentido de ter serviços que facilitam a vida aos developers. Isto permitirá que muitos se aventurem nestas andanças, sem terem as noções básicas de segurança que deveriam ter...


Skrappify mostra como podem ser os livros de recortes do futuro


A Magikbee continua a demonstrar como se pode dar uso à sua tecnologia de sincronização de páginas de livros com conteúdos multimédia (do Magik Book), desta vez aplicada a livros de recortes, com o Skrappify.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)