2018/07/03

Samsung Messages está a enviar fotos dos utilizadores para contactos aleatórios


A Samsung vê-se envolvida em nova polémica, com relatos de vários utilizadores que se queixam que o seu smartphone Samsung enviou fotos para contactos aleatórios.

Os fãs do Android "puro" vão ter, a partir de agora, mais um exemplo de como a Samsung poderia / deveria poupar trabalho e não fazer aquilo que já está feito - especialmente quando depois resulta em coisas como estas. A app de gestão de SMS da Samsung, Messages, está a enviar fotos do smartphone para contactos aparentemente aleatórios, sem qualquer motivo aparente e sem dar qualquer indicação. Só quando o contacto em questão alerta o utilizador é que este descobre o que o seu smartphone estará a fazer nas suas costas...

Escusado será dizer que esta situação é extremamente grave, pois não é preciso imaginar como se poderão sentir pessoas que descobrem que o seu smartphone está a enviar fotos privadas sabe-se lá para onde - e nem sequer é preciso que sejam fotos potencialmente comprometedoras "íntimas" que possam ser enviadas para colegas do trabalho ou contactos profissionais, mas poderão ser coisas como capturas de ecrã com informação bancária, ou muitas outras coisas que esperariam estar seguras apenas no seu smartphone.

Até que a Samsung explique o que se passa, a solução passa por remover as permissões de acesso às fotos / armazenamento da app Samsung Messages, e utilizar outra app, como o Messages da Google que faz a gestão dos SMS no Android de origem... e se calhar, será recomendável manterem-se assim, mesmo depois da Samsung dizer que está o problema resolvido.

4 comentários:

  1. Olá só agora é dada a conhecer essa noticia, já vem um pouco tarde… já tem 6 dias.
    Falta dizer que só afecta o Samsung Note8 e S9.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi em lado nenhum a dizer que só afectava esses modelos. O que era dito é que *também* afectava esses... Vamos aguardar pela resposta da Samsung.

      Eliminar
  2. https://4men.pt/maquinas/bug-telemoveis-samsung-partilhar-fotos-privadas/

    "leatória e sem qualquer tipo de aviso.

    O suposto bug está está a afetar alguns utilizadores que instalaram a última versão da Samsung Messages. O erro foi partilhado pela primeira vez no Reddite parece acontecer com mais frequência nos Galaxy Note 8 e nos Galaxy S9 e S9 Plus"

    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/smartphones-da-samsung-enviam-fotografias-em-mensagens-sem-permissão/ar-AAzvHzf


    "Em reação, um porta-voz a Samsung assegurou que a empresa está a investigar o caso, o qual já conta com várias denúncias não só no Reddit e redes sociais como ainda nos fóruns oficiais da empresa sulc-oreana. Por enquanto parece que o erro afeta o Galaxy S9 e o Galaxy S9 Plus, desconhecendo-se se há outros modelos vulneráveis."


    https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/enviar-imagens-smartphone-samsung/

    "equipamentos afetados, tendo sido reportados problemas em vários smartphones da marca sul-coreana, entre eles os Galaxy S9, S9+ e Note8."


    https://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/smartphones-samsung-estao-a-enviar-fotos-a-contactos-aleatorios-sem-autorizacao-dos-utilizadores

    "Os fóruns da Samsung mostram que os aparelhos mais afetados são os recentes Galaxy S9 e S9+. A empresa pede a todos os consumidores que têm telefones com este problema que contactem diretamente a marca."


    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2018-07-03-Telefones-Samsung-estao-a-enviar-espontaneamente-fotos-dos-utilizadores-para-contactos-aleatorios


    "As mensagens são enviadas aleatoriamente para alguns contactos, através da app Messages da Samsung e incluem algumas fotos. Para já, as denúncias dos utilizadores referem que os modelos Galaxy S9 e S9+ são afetados por este bug.

    Fonte oficial da Samsung ouvida pelo The Verge, confirma que a empresa está ciente do assunto e que se encontra a investigá-lo."

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um S8 Plus e não tenho esse problema, perguntei algumas pessoas dos meus contatos. Lembro-me ver nas App da Samsung atualização dessa aplicação e fiz atualização e até hoje nada de anormal.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar