2018/08/25

NASA aceita reabastecimento com astronautas a bordo da SpaceX


Num lançamento existem milhares de coisas que podem correr mal, com resultados catastróficos, mas a NASA concordou com a SpaceX no que diz respeito aos reabastecimento dos seus foguetes com a tripulação já a bordo na cápsula.

Devido à necessidade de manter as temperaturas o mais baixo possível e evitar que aqueçam demasiado, o abastecimento dos foguetes é feito pouco tempo antes do seu lançamento. Um procedimento que não está livre de perigo - como demonstrado pela explosão de um foguete da Space X na plataforma de lançamento em Setembro de 2016.

Ainda assim, a SpaceX quer que este procedimento seja feito com a tripulação já a bordo da cápsula, para evitar que o combustível aqueça durante o tempo que demoraria a embarcar e instalar a tripulação, e NASA diz ser da mesma opinião - embora exigindo mais demonstrações que permitem ter a máxima garantia possível de que tudo correrá sem incidentes.

O processo de lançamento planeado consiste no abastecimento com hélio e verificação de que tudo está estável, seguido da entrada da tripulação na cápsula duas horas antes do lançamento. Depois de terem embarcado e as equipas de solo terem abandonado a plataforma, os sistemas de escape da cápsula serão activados 38 minutos antes do lançamento, pouco antes do abastecimento do oxigénio líquido e querosene (a 35 minutos do lançamento). O processo de lançamento pode ser interrompido até instantes do disparo dos motores principais, e em caso de emergência os sistemas de escape da cápsula deverão ser capazes de rapidamente retirar os astronautas da zona de perigo, mesmo na eventualidade de qualquer explosão iminente.

O primeiro voo tripulado da SpaceX está agendado para Abril de 2019, sendo mais um dos momentos a não perder por todos os que gostam de acompanhar esta nova fase da aventura espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)