2018/08/16

Notícias do dia

Android 9 Pie impede gravações de chamadas; Chromebook Pixel sem direito a mais actualizações; Oppo aplica notch reduzido ao F9; Microsoft Your Phone já disponível para todos; OneDrive ganha protecção de pastas importantes; e Apple incentivou developers a passarem de apps baratas para mensalidades.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos como gadget da semana para oferecer um suporte para smartphones da Baseus - e não se esqueçam que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Verão até ao final do mês, em que podem ganhar um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Marcas alemãs sem capacidade para produzir baterias para automóveis eléctricos



Uma espantosa falta de visão criou uma verdadeira "tempestade perfeita" na Alemanha, resultando na incapacidade dos grandes fabricantes automóveis conseguirem produzir o elemento mais crítico para os automóveis eléctricos: as baterias. Contrariamente ao que a Tesla tem feito nos últimos anos, que actualmente lhe dão a maior capacidade de produção de baterias a nível mundial, na Alemanha a Daimler deu-se ao luxo de encerrar a sua fábrica de células de bateria no final de 2014 - uma altura quem que já seria mais que evidente o rumo que as coisas iriam tomar.

Agora, a solução passa por ficar dependente de fornecedores externos, com fabricantes chineses dispostos a criarem fábricas de baterias na Alemanha para fornecerem as grandes marcas... mas simultaneamente privando-as de competirem entre si com inovações neste componente (que bem precisa de todos os avanços e melhorias que puderem ser conseguidas).


Android 9 Go vai ocupar ainda menos espaço



A edição ultra-eficiente do Android - o Android Go - vai ficar ainda mais poupada com a chegada do Android 9 Pie. Num smartphone com 8GB de espaço uma edição Android standard pode deixar apenas 2.5GB de espaço livre para o utilizador; sendo que o Android 8 Go vinha com poupanças consideráveis, permitindo manter 5GB de espaço livre. O próximo Android 9 Go vai conseguir espremer ainda mais 500MB de espaço disponível, o que é relevante, considerando que se trata de uma nova versão com mais funcionalidades (e menos algumas).

Esta versão tem tempo de arranque mais rápido, e também um painel para melhor controlar o consumo de dados. Resta agora saber qual será o primeiro fabricante a disponibilizar uma actualização dos actuais Go para este novo Go, ou lançar um novo modelo com este novo Android.


Apple investigada no Japão por alegadamente ter impedido app store alternativa



No iOS a Apple domina a distribuição de apps, que apenas pode ser feita através da sua App Store, mas isso não impediu a Yahoo Japão de se aventurar numa plataforma de jogos via web chamado Game Plus, que permitiria o acesso a jogos sem necessidade da App Store - e que contava com parceiros de renome, como a Square Enix, criadora de sagas como Final Fantasy.

Só que depois de todas as aspirações e de tudo parecer estar bem encaminhado, o Game Plus parece ter desaparecido do mapa, e a Yahoo Japão tem feito queixas à entidade reguladora de que a Apple foi a responsável por sabotar a plataforma, usando a sua influência para que os maiores parceiros abandonassem os seus planos de lançar jogos neste sistema.

Um caso para acompanhar, mas que os especialistas dizem que será extremamente difícil de comprovar...


Google One já disponível para todos... nos EUA


A Google tem estado a migrar as contas Google Drive para os novos planos Google One que foram apresentados e Março, e agora já todos os utilizadores - nos EUA - podem optar por fazerem, eles próprios, a transferência das suas actuais contas para o Google One.

Como referimos na altura, as principais vantagens são o novo plano com 200GB de espaço, a preço ainda aceitável ($2.99/mês) e a possibilidade de partilhar o plano com até mais 5 pessoas da família - algo que há muito se pedia para os planos pagos do Google Drive. Só falta mesmo que este Google One chegue a este lado da Europa, algo que é prometido "para breve"...




Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)