2018/09/17

ANACOM acusa operadoras de escolherem a pior solução para o zero-rating


A ANACOM não está a gostar que os operadores de telecomunicações lhe estejam a atribuir as culpas relativas às alterações nos tarifários zero-rating (que passaram de mal para pior) e divulgou um comunicado a esclarecer que são os operadores que estão a escolher a pior solução possível e que mais penaliza os consumidores.

Foi no início do ano que a ANACOM fez questão de relembrar aos operadores que os tarifários zero-rating, tal como existam na altura, eram ilegais - pedindo que fossem feitas as alterações necessárias para rectificar a situação. Também nessa altura, deixou algumas possíveis formas de o fazerem, uma das quais passava pela completa abolição do zero-rating e disponibilização da quantidade de dados total, para que os utilizadores os utilizassem como bem entendessem. Infelizmente, e sem grandes surpresas, não foi isso que aconteceu.

A solução de todos os operadores para voltar à legalidade passa por bloquear o acesso à internet, mesmo para as apps com suposto tráfego ilimitado, assim que o utilizador esgotar os dados de acesso geral. E isso está a ser comunicado aos clientes de uma forma que insinua que a culpa é da ANACOM.


Ora, a ANACOM não está nada satisfeita com esta tentativa de culpabilização, lançando um comunicado que é um verdadeiro puxão de orelhas aos operadores e onde lembra que foi da exclusiva responsabilidade deles escolherem a solução, não podendo arcar com as culpas de terem escolhido a opção que mais penaliza os consumidores em detrimento de outras possíveis soluções, mais "simpáticas", que a própria ANACOM tinha sugerido.

Pena é que este puxão de orelhas não deva ter qualquer impacto prático a nível de terminar com o zero-rating no nosso país. Afinal... basta olhar para a total falta de vontade de facilitar o acesso aos smartphones dual-SIM para se ver que a preocupação com o bem estar dos consumidores é algo que não está na sua lista de prioridades.

Resta-nos esperar que este tipo de coisa sirva de incentivo para que se tenha uma ANACOM mais pró-activa no mercado, e mais atenta às muitas manobras e tácticas "duvidosas" que os operadores de telecomunicações insistem em praticar...

2 comentários:

  1. Se os operadores apanhassem multas avultadas, a condizer com o seu volume de facturação, já não brincavam assim com o consumidor...
    Agora, apenas recebem um comunicado a dizer "ai ai ai... o menino está a portar-se mal, não devia fazer isso!"... enquanto as coisas funcionarem assim, os operadores nunca vão mudar a estratégia!
    Cambada de chulos!

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente ridículo! Como se não fosse suficientemente mau um tarifário ter só 5GB de net por cerca de 20€/mês e ainda cobrarem mais de 20€ por um pacote extra de 5GB (de renovação automática, o que significa que é preciso ativar e recordar bem a data para desativar, senão...) não é Vodafone? Eu só não altero os termos do contrato para: VÃO À MERDA porque não encontro nenhum tarifário melhor na concorrência: parece que têm tudo combinado para manter o povo habituado ao que lhes interessa! É triste quando o melhor que se arranja é, ainda assim, péssimo!

    ResponderEliminar