2018/09/18

Notícias do dia

O novo iOS 12 já está disponível com novas funcionalidades e mais rapidez; a SpaceX revelou quem será o 1º passageiro a ir à Lua no BFR; jogo Crackables da OnePlus dá um PC de 30 mil dólares de prémio (eu não passei a fase do cubo 3D com as letras lá dentro); a Xiaomi pôs à venda packs XS, XS Max e XR (e não são iPhones); e ainda o caso de um ladrão que roubou um Tesla Model 3 com um telefonema.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembrou que já arrancou o nosso habitual passatempo da semana, que desta vez te poderá valer um conjunto de cubos de "gelo" metálicos.

Amazon prepara micro-ondas com Alexa (e mais)



A Amazon está a começar a sentir a pressão dos assistentes digitais da concorrência (a Google tem conseguido meter o Google Assistant em centenas de produtos dos mais variados fabricantes) e prepara-se para acelerar o passo. Até ao final do ano a Amazon deverá lançar 8 novos produtos com Alexa integrada, incluindo um forno micro-ondas, um amplificador, um subwoofer, um dispositivo para automóveis, entre outros.

Está oficialmente aberta a corrida ao domínio de nossas casas... e suspeito que daqui por mais uma década, será complicado comprar produtos que *não* tenham um qualquer assistente integrado. Ainda daremos por nós a dizer: "ainda me lembro do tempo em que não tinha que dar satisfações ao frigorífico por lá ir tirar qualquer coisa..." :)


Investigadores da Universidade de Aveiro descobrem que buracos negros podem não ser esféricos



Os misteriosos buracos negros passam a partir de agora a revelar mais alguns dos seus segredos, com uma dupla de físicos da Universidade de Aveiro - Carlos Herdeiro e Eugen Radu - a terem descoberto que os buracos negros poderão não ser perfeitamente esféricos.

O fenómeno é idêntico ao que pode perturbar a forma esférica de uma gota de água livre de interferências externas, mas que quando sujeita a cargas eléctrica pode adquirir formas diferentes. Estes investigadores demonstraram que o mesmo fenómeno pode acontecer com os buracos negros, com o correspondente "horizonte de acontecimentos" a acompanhar essa forma.

... Ficamos a aguardar que a SpaceX comece a vender bilhetes para ir dar a volta a um buraco negro. :)


Google vai levar Android e Assistant aos Renault-Nissan-Mitsubishi



A Google fez parceria com o grupo Renault-Nissan-Mitsubishi para que adoptem Android para os seus sistemas de bordo, com acesso aos mapas, Google Assistant e demais serviços que a empresa providencia. Será uma forma do sistema Android chegar a mais alguns milhões de veículos todos os anos, mas ainda teremos que esperar até 2021 para começar a ver os resultados desta parceria.

... Mais importante será que, por essa altura, a oferta dos veículos eléctricos comece a ultrapassar a oferta dos veículos com motores de combustão (e também seria simpático que já pudessem conduzir sozinhos).


Vulnerabilidade Peekabo dá acesso a centenas de milhares de câmaras de vigilância


Não é a primeira vez que se assiste a vulnerabilidades em câmaras e sistemas de vigilância, mas desta vez trata-se de mais uma vulnerabilidade 0-day com efeitos potencialmente bastante adversos. Desta vez a falha foi descoberta no software de gravação de vídeo da Nuuo, usado nos seus gravadores e que abre as portas a centenas de milhares de câmaras de vigilância espalhadas pelo mundo.

A falha permite que um atacante fique com controlo total do sistema, permitindo eliminar gravações de vídeo, suspender a recolha de imagens, ou serem usados para roubarem dados de outros sistemas na mesma rede. Enfim... o pior cenário possível, e para o qual a Nuuo ainda não disponibilizou uma correcção.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)