2018/09/05

Países Africanos apostam nas taxas de acesso à internet

Se por cá temos que combater coisas como a "taxa dos links" que querem impor por conta da reforma dos direitos de autor, em África enfrentam-se coisas ainda mais preocupantes, que inevitalmente também irão ser tentadas por cá.

Diversos países africanos têm avançado com taxas extra para aceder a serviços e sites específicos; como taxas nos serviços de mensagens para compensar as operadores de telecomunicações tradicionais; taxas de acesso às redes sociais; e até taxas por megabyte para aceder a sites como o Facebook, Twitter e WhatsApp!

É precisamente o oposto do que por cá tem sido feito, com o chamariz do zero-rating, que "oferece" os dados para esses serviços (e que também deve ser combatido - a não ser que, como a Califórnia está prestes a aprovar, o zero-rating passe a ser feito por categorias de serviços e não por apps específicas, para não haver diferenciação nem penalização de novos serviços face aos que já dominam o mercado).

Daí a importância de lutar por uma "neutralidade da net" que garanta que todos os dados são tratados da mesma forma, independentemente do site ou serviço, e que não se caminhe para um futuro onde se tenha que pagar a taxa X por cada megabyte usado para aceder ao Facebook; taxa Y para aceder ao YouTube e Netflix; e a taxa Z para aceder às lojas online.

... E, caros políticos portugueses e europeus, que nem vos passe pela cabeça começarem a pensar que uma taxa por megabyte é uma boa ideia. Já nos chega o roubo da taxa pelos megabytes de armazenamento digital que usamos para guardar os nossos próprios dados, mas que vão contribuir "sabe-se lá para quem" em nome dos artistas cujas obras eventualmente poderíamos ousar guardar uma cópia dos seus trabalhos!

2 comentários:

  1. se funcionar nao tarda esta ca. é mais facil arranjar taxas e taxinhas que pensar numa solucao melhor.

    ResponderEliminar
  2. de uma forma ou de outra eles sempre arranjam uma forma de nos sacar mais dinheiro, portanto para eles estará sempre garantido!

    ResponderEliminar