2018/09/28

Pixel 3 vai ter Google Lens em tempo real na câmara


A Google vai ter que se esmerar no software para tornar o Pixel 3 apelativo (já que em termos de design deixa bastante a desejar), e uma das coisas que poderá contribuir para isso será a capacidade de ter o Google Lens a funcionar em tempo real a partir da câmara.

O Google Lens é o serviço da Google de reconhecimento de imagens, e que tem sido promovido em conjunto com o Google Assistant e que nalguns smartphones até está acessível directamente a partir da câmara. Com ele, podemos captar uma foto e fazer conversão da imagem para texto, identificar monumentos, livros, marcas, animais, e muito mais. É uma funcionalidade que previsivelmente se irá tornar cada vez mais útil à medida que vamos evoluindo no sentido da computação "visual" (que será mesmo à medida dos smart glasses e óculos de realidade aumentada)... e que no Pixel 3 poderá dar mais um passo nesse sentido.

Embora o Google Lens já pudesse funcionar em tempo real através da app, caso fosse utilizado a partir da câmara só funcionava em modo de detecção após se ter tirado uma foto. Nos próximos Pixel 3, o Google Lens funcionará em tempo real mesmo quando se está dentro da app da câmara - fazendo com que ainda mais pessoas possam ver as suas potencialidades.

Bastará abrir a câmara a apontar para um cartão de visita para se poder seleccionar a sua informação (sem ter que tirar uma foto), assim como para todo o tipo de coisas que o Google Lens consiga reconhecer. É uma experiência de utilização bastante mais directa e que seguramente irá tornar-se cada vez mais útil à medida que o reconhecimento de imagens for melhorando.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)