2018/10/02

Project Stream da Google transforma o Chrome numa máquina de jogos


Ao longo dos anos, muitos têm sido aqueles que têm tentado criar uma plataforma de jogos via streaming - agora, é a vez da Google também se juntar a esse grupo.

Há quase uma década atrás o OnLive prometia acabar com as preocupações de ter o último hardware para jogar os jogos mais recentes com o máximo de qualidade, prometendo fazer chegar os jogos via streaming a praticamente qualquer dispositivo. Foi um projecto que terá nascido "antes do tempo", mas que acabou por inspirar muitos outros, que ainda agora vão tentando a sua sorte, como o GeForce Now da Nvidia (ao contrário do nosso MEO Jogos, que foi encerrado no início do ano).

Ao contrário do streaming de filmes, onde não incomoda esperar alguns segundos no início para buffering, no caso do streaming de jogos é fundamental que o tempo de resposta seja o mais instantâneo possível, e isso é algo que a Google acredita conseguir fazer com o seu Project Stream, começando por disponibilizar o Assassin’s Creed Odyssey para validar a sua tecnologia.

Com isto, será possível jogar todo o tipo de jogos, em alta qualidade (até Full HD a 60fps) a partir do Chrome ou de um Chrome OS - o que seria um grande ponto a favor da adopção de um Chromebook (se eventualmente se vier a ter um catálogo de jogos generoso). Eventualmente, nada impede a Google de usar este mesmo sistema para disponibilizar programas no seu Chrome OS (ou até Android) que de outra forma não estariam disponíveis - como programas de edição de vídeo, etc.

Por agora, o teste do Project Stream está limitado aos EUA... mas pelo menos sabemos que, tratando-se da Google, não terá problemas de infraestrutura para disponibilizar o serviço a nível mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)