2018/11/19

NASA diz adeus ao Kepler com envio dos últimos comandos


A NASA aproveitou o aniversário da morte de Johannes Kepler para encerrar definitivamente o funcionamento do telescópio espacial Kepler, que ficou sem combustível após nove anos de actividade no espaço.

Estes comandos de encerramento do Kepler têm por objectivo desactivar os múltiplos modos de segurança que poderiam fazer com que o telescópio se reactivasse e tentasse comunicar com a Terra; e mesmo assim foram necessárias algumas atenções especiais, uma vez que o telescópio está a rodopiar, e era necessário garantir que as comunicações lhe chegavam nos momentos em que estava em posição de receber esses comandos.

Os dados recolhidos ao longo de quase uma década no espaço continuarão a dar trabalho aos cientistas durante muitos anos, e entretanto já está no espaço o TESS, cujas primeiras imagens começaram a chegar o mês passado.

Enquanto isto, vamos também esperando que o James Webb chegue eventualmente ao espaço, e nos maravilhe com a sua capacidade de ver o nosso Universo com melhor qualidade que nunca.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]