2018/12/14

Como limpar os motores de pesquisa acumulados no Chrome


Numa altura em que a maioria dos browsers implementa uma série de regras de acesso e permissão para impedir que os sites abusem, muitos utilizadores poderão ser surpreendidos pelo facto de que qualquer site pode adicionar um motor de pesquisa ao browser sem que tenha qualquer indicação de que isso foi feito.

Se utilizam o Chrome há alguns anos, poderá ser esclarecedor dar um salto à secção dos motores de pesquisa do Chrome, que pode ser acedido através de um clique com o botão direito na omnibox e escolhendo-se a opção "Edit search engines..."

Aí não será surpresa que se encontrem motores de pesquisa como o Google, Yahoo! e Bing, mas certamente será para as muitas dezenas ou centenas de entradas que se seguem. É que para além de nos permitir criar atalhos manuais para acelerar algumas pesquisas - por exemplo, criando um atalho "imdb" para fazer automaticamente uma pesquisa de filmes no imdb - o Chrome tem a infelicidade de criar motores de pesquisa automatizados para inúmeros sites que se visitem.


Praticamente todos os sites que se visitem e que disponibilizem uma caixa de pesquisa serão adicionados pelo Chrome aos seus motores de busca. E se na maioria das vezes isso será completamente inócuo, noutros casos pode tornar-se frustrante para quem quiser fazer uma pesquisa no Google relativamente a um site, e devido a estes atalhos criados automaticamente, se ser direccionado para a pesquisa do próprio site.

Mais absurdo é que o Chrome não disponibiliza qualquer opção para que estes atalhos sejam criados automaticamente! Pelo que mesmo que se queira bloquear este comportamento (que no mínimo deveria contar com uma opção de "bloquear" ou "perguntar antes de criar"), não se poderá fazê-lo. A única opção, das que encontrei, passa por utilizar a extensão "Don't add custom search engines".

Resta agora saber quanto mais tempo será necessário para que os utilizadores comecem a fazer "barulho" relativamente a este lixo acumulado no Chrome, para que tal opção surja no Chrome de forma nativa.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)