2018/12/16

Virgin Galactic chega ao espaço


Depois do infeliz incidente que vitimou um dos pilotos de teste em 2014, a Virgin Galactic atinge finalmente o seu objectivo de fazer chegar a sua nace SpaceShipTwo ao espaço - ou muito perto disso.

A 13 de Dezembro, a SpaceShipTwo da Virgin Galactic atingiu uma altitude de 82.68Km, que embora tenha ficado aquém dos 100Km (a linha de Kármán) que são considerados a fronteira para o espaço, não deixou de ser um sucesso e um marco histórico para a empresa e para a História aeroespacial - já que se trata do primeiro "avião espacial" que foi concebido de raiz com o propósito de levar turistas até ao espaço.



Então, estará a Virgin Galactic a mentir quanto a ter atingido o espaço? Não. O que se passa é que nos EUA a FAA (Federal Aviation Administration) considera que a fronteira com o espaço se situa nas 50 milhas de altitude (cerca de 80.47Km),sendo esse o limite que é utilizado tanto pela NASA. Por isso, tendo o voo sido lançado dos EUA, tecnicamente a Virgin está correcta - embora não o tenha feito seguindo a definição da FAI (Fédération Aéronautique Internationale).

É por isso mais uma daquelas discrepâncias - estilo as unidades imperiais - que os EUA têm em relação ao resto do mundo - mas que, como dissemos anteriormente, em nada retira o mérito deste feito. Agora só falta começarem os voos regulares, de preferência com as primeiras viagens reservadas para todos aqueles que continuam a insistir que a Terra é plana. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)