2019/02/18

Apple prepara monitor 6K de 31.6" com mini LED


Segundo Ming-Chi Kuo, a Apple prepara o regresso aos monitores este ano, com um modelo de 31.6" com resolução 6K e tecnologia mini-LED.

A Apple tem dependido de outros fabricantes para monitores desde que deixou de vender o seu Thunderbolt Display em 2016 (e ,na altura, já ultrapassado), mas já tinha dado indicações que estaria a desenvolver um novo modelo. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, iremos ver o resultado desse desenvolvimento ainda este ano, com a chegada de um novo monitor Apple de 31.6" e resolução 6K, e que incluirá tecnologia mini-LED de backlight.

Embora ainda não se trate de tecnologia micro-LED - que a Apple também tem explorado - e que substitui os pixels por LEDs de tamanho microscópico, estes mini-LED não têm um tamanho que lhes permita substituir os pixeis, mas são suficientemente pequenos para poderem ser aplicados como painel de iluminação num LCD (o chamado "backlight"), permitindo criar um ecrã com local-dimming com milhares de zonas independentes de iluminação.

Tendo visto o efeito que a Samsung consegue obter com local dimming nas suas mais recentes TVs QLED, só posso antever que este monitor da Apple pouco ou nada ficará a dever - em termos práticos - a um ecrã OLED, e com a vantagem de conseguir níveis de luminosidade HDR superiores. Um nível superior que seguramente também será acompanhado pelo preço.

... Fico no entanto curioso por saber porque é que a Apple não terá dado o salto para o 8K, sabendo-se que a Dell já está a comercializar um monitor 8K.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)