2019/02/06

Facebook Messenger dá 10 minutos para eliminar mensagens enviadas

Depois de muita, muita, muita demora, o Facebook dá finalmente aos utilizadores a capacidade para eliminarem mensagens já enviadas... mas apenas se o fizerem num prazo de 10 minutos após o envio.

Em Abril de 2018 descobrimos que o Facebook estava a eliminar mensagens de Mark Zuckerberg para evitar que pudessem vir a ser utilizadas contra ele. Algo que, depois da polémica gerada, o Facebook veio dizer que era algo que iria ficar disponível para todos os utilizadores. Os meses foram passando, e só meio ano mais tarde é que a funcionalidade começou a ser testada. E foram precisos mais quatro meses, para que finalmente ficasse disponível para todos.

Como já era de imaginar, as capacidades de eliminar mensagens por parte dos utilizadores ficam bastante limitadas face às capacidades de Zuckerberg. Enquanto ele pode eliminar mensagens enviadas anos atrás, os comuns utilizadores têm que se contentar com o eliminar de mensagens enviadas apenas nos últimos 10 minutos. A partir daí deixam de poder ser eliminadas.

Mesmo no caso das mensagens eliminadas, as mesmas não desaparecem como que por magia (como aconteceu com as mensagens de Zuckerberg) sendo apenas substituídas pela indicação de que se trata de uma "mensagem removida pelo utilizador".

... Ainda assim, será uma funcionalidade bem vinda, potencialmente podendo evitar alguns embaraços de mensagens enviadas inadvertidamente. (Fico curioso para saber se as mesmas não poderão permanecer visíveis nas notificações que tiverem sido enviadas!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)