2019/02/16

Investigadores criaram AI "assustadoramente boa" a escrever textos


Investigadores do OpenAI criaram uma inteligência artificial que, mesmo não percebendo nada do que está a falar, é capaz de escrever textos sobre qualquer tema que são assustadoramente bons, ao nível de permitirem passar testes escolares.

Embora o sistema consiga obter resultados surpreendentes, há no entanto algumas ressalvas. Em primeiro lugar, e como já referido, o sistema não tem a capacidade de interpretação das coisas que escreve. Em segundo lugar, estes resultados excelentes ainda são, pelo menos por agora, a excepção e não a regra; muitos outros textos revelam um grande grau de artificialismo ou coisa que acabam por não ter qualquer sentido (como descrever um anão como sendo uma pessoa alta, por exemplo).

Ainda assim, são resultados suficientemente preocupantes para que os investigadores, ao contrário do que é habitual, não partilharem publicamente o algoritmo e dados utilizados para treinar o sistema.

... Seja como for, parece-me inevitável que tais sistemas cheguem às mãos do público (um pouco ao estilo do que aconteceu com as ferramentas que permite criar vídeos falsos "deep fakes"). E quando isso acontecer, arriscamos-nos a ter uma geração que começará a usar ferramentas de A.I. para fazer os trabalhos da escola (e arrisco-me a dizer que não se ficará por aí, sendo também usado para fins profissionais, políticos, e tudo o mais.)

Posso apenas prometer que, se o Aberto até de Madrugada começar a ser escrito por uma A.I., farei questão de vos avisar com antecedência! :)


Actualização (10/11): já está disponível.

2 comentários: