2019/02/21
Vespa Elettrica chega a Portugal por €6790
A clássica Vespa pode ter um design intemporal mas tem sabido adaptar-se aos tempos, e a demonstrá-lo está a chegada da versão eléctrica (Elettrica) a Portugal, com um preço bem competitivo.
A Vespa Elettrica conta com uma potência de 4kW e baterias de lítio, e chega com uma autonomia anunciada de até 100 km, independentemente de se circular em estrada ou ambiente urbano. O recarregamento completo demora 4 horas, podendo ser feito numa tomada eléctrica convencional ou num posto de carregamento público, com o cabo a ficar armazenado debaixo do assento - sem interferir com a sua capacidade para guardar um capacete Jet.
O motor eléctrico permite uma condução bastante mais agradável, em silêncio e sem vibrações, e sem quaisquer emissões poluentes. Graças ao binário instantâneo, facilita também o processo de arranque inicial e a condução a baixa velocidade.
A bateria da Vespa Elettrica garante até 1000 ciclos de carga completos (representando algo como 50.000 a 70.000 km / 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano). Mesmo após estes mil ciclos, a bateria manterá cerca de 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável.
Esta Vespa conta ainda com o sistema "Ride by Wire" que permite controlar o nível de potência do motor. Ao pressionar o botão "Riding Mode" no lado direito do guiador, o piloto pode escolher entre o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual, permitindo economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que disponibilzar a potência total do motor). Para facilitar mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo REVERSE para fazer a marcha-atrás..
A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite também fazer a gestão de recursos na interface incorporada no ecrã TFT a cores de 4.3". Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, quando emparelhado com um smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens. É possível fazer o controlo da reprodução de músicas, ou atender chamadas, através dos botões no guiador.
A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de 6.790 euros; em Abril chegará uma versão ainda mais interessante, com potência equivalente a um modelo de 125cc, por 6.990 euros. (E provavelmente será possível ir buscar os 400 euros da ajuda para aquisição de veículos eléctricos.)
Rectificação: a referência à versão de 125cc é de um modelo eléctrico com potência equivalente e não uma com motor de combustão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Também tem IVA dedutível como os carros eléctricos e Plug-In?
ResponderEliminarSim é dedutivel, é só comprar😁
ResponderEliminarOla Carlos. Onde encontraste a versao identica a gasolina? Nao consigo saber qual.
ResponderEliminarObg
Ola Carlos. Onde encontraste a versao identica a gasolina? Nao consigo saber qual.
ResponderEliminarObg
"... irá chegar em Abril" (foi informação da marca).
EliminarArtigo rectificado: a referência à "125cc" é na verdade uma eléctrica com potência equivalente a 125cc. Portanto, nao tem versão a combustão.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarParece porreira, mas é equiparável à 50 ou à 125? Dá para conduzir na VCI?
ResponderEliminarUma boa pergunta... também não consegui perceber.
EliminarArtigo rectificado: a referência à "125cc" é na verdade uma eléctrica com potência equivalente a 125cc. Portanto, e pela diferença de preço, mais vale esperar até Abril e optar pela mais potente.
Eliminaré de esperar mesmo!
Eliminartestei a "50" e não tem potência nenhuma, mesmo em modo "power", em subidas não ultrapassa os 32km/h!
só mesmo para andar em planos...
de resto é muito interessante, até tem o modo "reverse" (para além de "eco" e "power").
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQual era aquele marca Portuguesa que tinha uma scooter electrica há já mais de 10 anos?
ResponderEliminarFamel. Há mais de 20...
ResponderEliminar1996, modelo "Electron"