2019/02/21

Vespa Elettrica chega a Portugal por €6790


A clássica Vespa pode ter um design intemporal mas tem sabido adaptar-se aos tempos, e a demonstrá-lo está a chegada da versão eléctrica (Elettrica) a Portugal, com um preço bem competitivo.

A Vespa Elettrica conta com uma potência de 4kW e baterias de lítio, e chega com uma autonomia anunciada de até 100 km, independentemente de se circular em estrada ou ambiente urbano. O recarregamento completo demora 4 horas, podendo ser feito numa tomada eléctrica convencional ou num posto de carregamento público, com o cabo a ficar armazenado debaixo do assento - sem interferir com a sua capacidade para guardar um capacete Jet.

O motor eléctrico permite uma condução bastante mais agradável, em silêncio e sem vibrações, e sem quaisquer emissões poluentes. Graças ao binário instantâneo, facilita também o processo de arranque inicial e a condução a baixa velocidade.

A bateria da Vespa Elettrica garante até 1000 ciclos de carga completos (representando algo como 50.000 a 70.000 km / 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano). Mesmo após estes mil ciclos, a bateria manterá cerca de 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável.
Esta Vespa conta ainda com o sistema "Ride by Wire" que permite controlar o nível de potência do motor. Ao pressionar o botão "Riding Mode" no lado direito do guiador, o piloto pode escolher entre o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual, permitindo economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que disponibilzar a potência total do motor). Para facilitar mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo REVERSE para fazer a marcha-atrás..

A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite também fazer a gestão de recursos na interface incorporada no ecrã TFT a cores de 4.3". Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, quando emparelhado com um smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens. É possível fazer o controlo da reprodução de músicas, ou atender chamadas, através dos botões no guiador.


A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de 6.790 euros; em Abril chegará uma versão ainda mais interessante, com potência equivalente a um modelo de 125cc, por 6.990 euros. (E provavelmente será possível ir buscar os 400 euros da ajuda para aquisição de veículos eléctricos.)


Rectificação: a referência à versão de 125cc é de um modelo eléctrico com potência equivalente e não uma com motor de combustão.

14 comentários:

  1. Também tem IVA dedutível como os carros eléctricos e Plug-In?

    ResponderEliminar
  2. Sim é dedutivel, é só comprar😁

    ResponderEliminar
  3. Ola Carlos. Onde encontraste a versao identica a gasolina? Nao consigo saber qual.
    Obg

    ResponderEliminar
  4. Ola Carlos. Onde encontraste a versao identica a gasolina? Nao consigo saber qual.
    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... irá chegar em Abril" (foi informação da marca).

      Eliminar
    2. Artigo rectificado: a referência à "125cc" é na verdade uma eléctrica com potência equivalente a 125cc. Portanto, nao tem versão a combustão.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Parece porreira, mas é equiparável à 50 ou à 125? Dá para conduzir na VCI?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa pergunta... também não consegui perceber.

      Eliminar
    2. Artigo rectificado: a referência à "125cc" é na verdade uma eléctrica com potência equivalente a 125cc. Portanto, e pela diferença de preço, mais vale esperar até Abril e optar pela mais potente.

      Eliminar
    3. é de esperar mesmo!
      testei a "50" e não tem potência nenhuma, mesmo em modo "power", em subidas não ultrapassa os 32km/h!
      só mesmo para andar em planos...
      de resto é muito interessante, até tem o modo "reverse" (para além de "eco" e "power").

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Qual era aquele marca Portuguesa que tinha uma scooter electrica há já mais de 10 anos?

    ResponderEliminar
  9. Famel. Há mais de 20...
    1996, modelo "Electron"

    ResponderEliminar