Parece que a Apple se precipitou ao anunciar o seu serviço de News+ de acesso às revistas como sendo um serviço "seguro", já que não demorou mais que algumas horas para se descobrir que o serviço dá acesso a todas as revistas gratuitamente.
O Apple News+ Magazines quer ser o Netflix das revistas, mas os editores seguramente não irão gostar de saber que este mesmo serviço dá acesso a todas as revistas sem que seja necessário pagar por elas.
Inicialmente, foi descoberto que o serviço descarregava as páginas inicias das revistas mesmo que não se tivesse pago a subscrição, permitindo aceder às mesmas na cache do sistema. Mas, logo depois, descobriu-se que no meio da informação descarregada se encontrava também uma lista de todas as restantes páginas das revistas, que podem ser acedidas e descarregadas sem que seja pedida qualquer credencial.
It gets better! Even without a subscription, the magazine preview in Apple News downloads a manifest which happens to list all the pages. All of which, hosted in public, sans any protection. So it takes minutes to write a tool that downloads an entire magazine issue page by page pic.twitter.com/anh4BoGKN6— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) March 26, 2019
O caso torna-se algo caricato quando se tem em conta que a Apple criou o sistema de DRM FairPlay exactamente para lidar com este tipo de situações e garantir que os conteúdos apenas seriam acessíveis a quem devesse ter direito de os ver. Embora seja o tipo de erro que se poderia esperar de uma "startup"... não fica bem para uma empresa com a dimensão e experiência da Apple, e que certamente não cairá muito bem entre os parceiros que nela confiaram para disponibilizar as suas revistas.
Diz quem sabe:
ResponderEliminarhttps://www.publico.pt/2019/03/27/tecnologia/opiniao/trezentas-revistas-1866888
Depois tens o outro lado da questão:
Eliminarhttps://techcrunch.com/2019/03/26/no-need-to-subscribe/
E? O grupo editorial a que pertence o TechCrunch não vai aderir ao Apple News - logo, diz mal.
EliminarEra suposto dizer bem?
A questão é simples:
- Por 10 dólares/mês tem-se acesso a um número "infinito" de revistas e jornais, dos EUA
- Para quem pagava várias assinaturas - vai pagar menos ou substancialmente menos
- Para as revistas e jornais o preço unitário que vão receber vai ser menor do que o das assinaturas que já têm.
- Então, estão à espera de um aumento no número de leitores que mais que compense a redução do preço individual.
- Sendo certo que a Apple - e os leitores, ganha sempre, há dúvidas se todas as revista e jornais vão ganhar.
- E, se não ganharem, perderem, o que lhes acontece a prazo?
Nem o Senhor de La Palice diria melhor;-)