2019/03/21

Notícias do dia

Android vai perguntar que browser e motor de pesquisa se quer utilizar; Opera para Android ganha VPN gratuita; análise ao Asus ZenFone Max Pro (M2); como ver smartphones associados à nossa conta Google; app de gestão de clipboard anuncia encerramento devido ao Android Q; e ainda a conclusão da Disney comprar a 21st Century Fox por $71 mil milhões.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que será já amanhã que teremos um jantar AadM em Lisboa (aproveitando o Pixels Camp), dia 22 de Março, com ponto de encontro no Pav. Carlos Lopes pelas 20h. Agradece-se a confirmação caso estejam interessados em aparecer. :)

Não se esqueçam que também já arrancou o passatempo FCA da semana, que esta semana tem exemplares do livro Gestão de Sistemas de Informação para oferecer.


Serviço de notícias da Apple semeia discórdia entre jornais



O serviço de acesso a notícias da Apple - um "Netflix" para acesso a jornais e revistas - vai demonstrar que a guerra entre produtores e distribuidores não acontece apenas nas plataformas de streaming de vídeo ou de música. Para já, fala-se que o Wall Street Journal terá aceitado as condições da Apple (que vai cobrar 50% de comissão), enquanto outros gigantes como o The New York Times e The Washington Post optaram por ficar de fora.

Vai ser mais um conflito curioso de se seguir... nem que seja para ver quem é que se ri por último. Já vimos o resultado que teve (ou não teve) a tentativa dos jornais se fecharem atrás de pay-walls. Será que vão finalmente aceitar que terão mais a ganhar se facilitarem o acesso aos seus conteúdos em vez de o dificultarem. É que os nosso próprios leitores são os primeiros a dizer: assim que se depararam com uma qualquer janela que se intrometa no seu caminho, é da maneira que fecham a janela e nem pensam em regressar...


Khronos Group revela OpenXR para VR e AR



Tal como o OpenGL ajudou a criar um sistema 3D standard, agora temos o OpenXR a querer fazer o mesmo para as áreas da realidade virtual e realidade aumentada.


A ideia é permitir que as empresas e developers possam contar com um sistema standard, em que qualquer app possa funcionar com qualquer dispositivo VR/AR, e embora ainda esteja numa fase inicial (versão 0.90), conta já com um conjunto de nomes sonantes, que vão da Google à Nvidia, AMD, Intel, Magic Leap, Samsung, ARM, Epic, Unity, Valve, Oculus, etc. etc.



Óculos VR wireless da Qualcomm também vão funcionar com PCs



A Qualcomm quer fazer um 2-em-1 com os seus óculos VR. Para além de funcionarem de forma independente sem dependerem de hardware exterior, a Qualcomm quer que também possam funcionar como óculos VR básicos ligados a PCs (ligados... mas sem fios, obviamente).

A iniciativa chama-se "Boundless XR for PC" e recorre a óculos que têm um Snapdragon 845 e sistema de comunicação 802.11ad de 60GHz para permitir a comunicação a alta-velocidade e baixa-latência para fazer chegar o vídeo gerado por um PC aos óculos sem atrasos.


Facebook Messenger ganha respostas encadeadas


Se detestavam ver conversas misturadas no Messenger do Facebook, com comentários que não se percebia a que diziam respeito, a partir de agora vai ser possível manter tudo em ordem com a chegada das respostas encadeadas.

Quando quiserem responder a um comentário ou imagem específica, bastará fazer um toque prolongado na mesma, e escolher "reply". A nossa resposta ficará "anexada" ao comentário ou imagem inicial, ficando claro a que é que era suposto dizer respeito.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)