Depois do dia 512K ter deixado milhões de pessoas sem acesso à internet, voltam a surgir preocupações relativas à chegada do dia 768K.
Contrariamente ao que se pudesse ser levado a pensar, desta vez não estamos perante um bug que tenha a ver com datas, mas sim com os limites na tabela de routing BGP que governa os routers a nível dos operadores de internet e serviços de comunicação. No dia 12 de Agosto de 2014, a Verizon adicionou 15 mil registos a esta tabela que define os caminhos que os dados devem seguir para chegarem ao seu destino na internet, fazendo com que ultrapassasse o número de 512 mil rotas que muitos routers suportavam - levando ao caos na internet.
Em resultado disso, foram feitas correcções de emergência, elevando o limite para os 768K, mas que agora está prestes a ser ultrapassado novamente, gerando o receio de que se possa vir a enfrentar um cenário idêntico.
Weekly BGP table movement: pic.twitter.com/HxSno6Ed4a— BGP4-Table (@bgp4_table) April 22, 2019
Actualmente a contagem das entradas BGP tem estado no "limite", estimando-se que o número seja ultrapassado definitivamente ao longo das próximas semanas.
Desta vez espera-se que todas as grandes empresas e ISPs já se tenham precavido contra este novo limite (mesmo em equipamentos antigos será possível descartar muitas rotas desnecessárias para garantir que a tabela fica dentro dos limites), mas considerando a vasta abrangência da internet, é de esperar que continuem a haver equipamentos que possam ser afectados negativamente por esta situação.
Portanto, se se depararem com situações estranhas ao aceder à internet nos próximos tempos... já ficam a saber qual poderá ser a causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)