2019/04/03

Notícias do dia

Problemas com teclados do MacBook são muito piores do que a Apple admite; temos as análises ao
Huawei P30 Pro e Galaxy S10 Plus; o Brydge transforma iPad Pro em "MacBook"; depois de ter sido uma das maiores apostas da Googe, o Google+ chega ao fim; e ainda o caso da China impor limites à utilização do TikTok e outras apps de vídeo por crianças.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um analisador da qualidade da água da Xiaomi Sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+.

Microsoft encerra loja de eBooks



Comprovando uma vez mais que as vantagens dos eBooks podem ser facilmente superadas pelas desvantagens, eis que a MS alerta os clientes que compraram eBooks na sua loja de que irão perder o acesso aos mesmos com o encerramento do serviço.

A partir de Julho deixará de ser possível aceder aos livros comprados, com a MS a prometer o reembolso pelos mesmos. Parcialmente melhor ficará quem tiver feito anotações nos ebooks, já que receberá $25 adicionais de crédito... sendo que haverá quem ache que isso será um preço muito baixo a receber caso tenha feito anotações extensas em dezenas ou centenas de livros.

... Mais uma vez, o fantástico DRM ao serviço dos clientes pagadores!


Intel anuncia novos Xeon e Optane DIMMs



A Intel apresentou uma série de novidades para o sector empresarial, incluindo novos Xeon Cascade Lake (com até 56-cores e 1.5TB RAM), placas de rede de 100GbE, chips FPGA Intel Agilex (resultantes da aquisição da Altera), e módulos Optane DIMM.

Estes últimos são particularmente interessantes, já que permitem utilizar as memórias persistentes Optante tal como se fossem módulos RAM (embora sejam mais lentos que módulos RAM, são bastante mais rápidos que os SSD) e com uma densidade bastante superior aos módulos DIMM DDR4 - até 512GB por módulo.

Para os que estiverem preocupados com a longevidade ao utilizar estas memórias como RAM: a Intel garante uma utilização por 3 anos com escritas contínuas à velocidade máxima suportada.


Google já suporta login FIDO2 no Firefox e Edge



Quem levar a segurança da sua conta Google bem a sério já poderá recorrer às chaves de hardware FIDO2 para fazer o login em segurança, mesmo que esteja a utilizar o Firefox ou o MS Edge.

Anteriormente a Google suportava apenas o mais limitado U2F, que exigia uma password a par de uma chave de autenticação, e cujo suporte era mais reduzido. Com a transição para o FIDO2, passamos a ter um sistema mais abrangente, que pode incluir também métodos de autenticação como reconhecimento facial, impressões digitais, etc. e que é um standard também suportado por outros browsers.

Se estiverem interessados, podem encontrar chaves FIDO2 com preço a começar nos 25 euros.


Grande produtor de refrigerantes nos EUA atacado por ransomware



A Arizona Beverages, um dos maiores produtores de bebidas nos EUA, ficou completamente paralisado após um ataque de ransomware que paralisou toda a sua rede de mais de 200 computadores e servidores.

Só após a desgraça - que alguns funcionários já esperavam há muito, considerando que corriam software Windows desactualizado, sem qualquer actualização feita há anos - é que a empresa descobriu que os seus backups estavam mal configurados e não serviram para nada, sendo forçada a contratar serviços externos em modo de "emergência" para resolver o problema (que neste caso consistiu em praticamente refazer do zero todo o seu parque informático).

Curiosamente, a empresa já tinha recebido um alerta do FBI, meses antes, de que provavelmente estaria infectada com malware. Portanto, não foi por falta de aviso...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]