Os fabricantes começam a perceber que há consumidores que valorizam a garantia de actualizações a tempo e horas, e por isso mesmo a Huawei avança desde já com a indicação de quais serão os seus primeiros modelos a receberem a actualização para o Android Q.
A Huawei não era propriamente conhecida por ter uma prestação exemplar no campo das actualizações mas, ao longo dos últimos dois anos, tem vindo a melhorar os seus índices neste campo. No final de 2017 a Huawei declarou estar empenhada em reduzir o tempo necessário para disponibilizar actualizações do Android para os seus smartphones. O Android 9 e EMUI 9, começaram a ser distribuído na China em Novembro de 2018, cerca de 3 meses depois de a Google lançar o Android Pie oficialmente. Na Europa, isso veio a acontecer em Janeiro de 2019.
A série Mate tem sido apresentada no início do quarto trimestre, com uma nova versão da EMUI (e do Android). Já a série P, tem chegado ao mercado no final do primeiro trimestre com uma actualização intermédia da EMUI, que acabava por não chegar aos smartphones da série Mate. O facto de a Huawei ter alterado as suas políticas acabou por surpreender, sabendo-se agora que a EMUI 9.1 vai ser disponibilizada para 49 smartphones da marca chinesa (Honor incluída).
Huawei vai lançar Android Q depois de a Google actualizar os Pixel

Segundo a informação agora publicada na rede social Weibo, a Huawei seleccionou oito smartphones para receberem o Android Q. A série Mate 20 (Mate 20, Mate 20 Pro, Mate 20 X, Mate 20 RS Porsche Design), série P30 (P30, P30 Pro), Magic 2 e os View 20/V20, têm assim garantida a nova versão da EMUI baseada no Android Q - como de resto já seria de esperar. Não foi contudo divulgada uma data concreta para a disponibilização da actualização, apenas se sabe que a Huawei pretende actualizar estes oito smartphones após os Pixel receberem o Android Q.
Com o Android Q a ser apresentado em final de Agosto e a série Mate 30 em finais de Outubro, fica em aberto o horizonte temporal para actualização destes oito smartphones. Irá a Huawei encurtar os tempos de preparação do Android Q e da nova EMUI, ou optará antes por lançar o novo Mate 30 e só depois a referida actualização? Uma antecipação do lançamento do update é naturalmente bem visto por partes do utilizadores. Resta saber se a Huawei estará suficiente confortável para não temer o possível impacto desta medida nas vendas dos modelos a lançar no final de 2019 e início de 2020.
Mate 10 pro fica pelo caminho? :(
ResponderEliminarEstes 8 smartphones, fazem parte do lote que eleito para ser actualizado numa primeira fase. Isto não significa que outros modelos não venham igualmente a ser actualizados.
EliminarProvavelmente a parte mais negativa do OS Android...a incognita se vamos ou não ter update para a versão do OS mais recente...como se pode ver, a Huawei só actualiza equipamentos com menos de 2 anos...
ResponderEliminar