2019/05/13

Elon Musk mostra primeiros 60 satélites Starlink prontos a serem lançados


A SpaceX está prestes a começar a sua iniciativa megalómana de criar uma rede de internet mundial com 12 mil satélites, e já podemos ver como o primeiro lote de 60 satélites da Starlink fica a bordo de um Falcon para lançamento nos próximos dias.

Elon Musk divulgou uma foto onde é possível ver 60 satélites totalmente "empacotados" dentro do volume de carga útil de um Falcon, e também uma foto do Tesla que foi enviado para o espaço para dar uma melhor ideia da escala.



Ao contrário dos modelos "TinTin" já lançados para efeitos de testes, estes são versões finais já destinados a criar a rede Starlink definitiva. Elon Musk é o primeiro a reconhecer que muitas coisas podem correr mal neste primeiro lançamento e que serão necessários pelo menos mais 6 lançamentos como este, de 60 satélites, para a rede Starlink ficar funcional com uma cobertura reduzida; ou 12 lançamentos para se começar a ter uma cobertura mais razoável (num total de 780 satélites).

Como já se tinha referido no último artigo, isto não é algo que a SpaceX esteja a fazer apenas por fazer, já que a autorização que lhe foi dada para criar este rede tem como condição a necessidade de ter pelo menos metade da sua constelação de satélites no espaço num prazo de seis anos. Isso significa lançar pelo menos 1000 satélites por ano, e que mesmo que sejam 60 de cada vez, representa cerca de 17 lançamentos por ano (mais de um por mês).

O tiro de partida poderá ser dado já amanhã, ou na quarta-feira, marcando mais um momento histórico para a SpaceX.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)