2019/05/30

iPhones perdem 3D Touch este ano


Analistas da Barclays dão como garantido que os iPhones irão perder o 3D Touch em 2019, depois de consultarem fornecedores dos componentes que permitiram essa funcionalidade.

Os rumores de que a Apple estava a considerar abandonar o 3D Touch - a funcionalidade que permite detectar diferentes níveis de pressão do toque nos iPhones - começaram a surgir o ano passado; e essa possibilidade ganhou credibilidade acrescida quando a Apple lançou o iPhone XR sem 3D Touch. Esta opção veio ter um efeito idêntico ao de quando a MS optou por começar a vender a Xbox One sem o Kinect, ou seja, ao não poderem assumir que uma determinada funcionalidade estará disponível, os developers ficam pouco incentivados a dar-lhe uso - já que têm sempre que lidar com os casos de quem não possa contar com isso.

Aliás, esse tem sido um dos grandes problemas do 3D Touch desde o início. Não só os developers tinham que lidar com iPhones antigos sem 3D Touch, como a Apple também nunca o adicionou aos seus iPads. Por isso, o 3D Touch tem sido relegado para uma mera curiosidade que passa despercebida à maioria dos utilizadores, e que até acaba por causar grandes frustrações. Por exemplo, o 3D Touch é utilizado para dar acesso aos atalhos quando se carrega com mais força no icon de uma app - e é quase sempre isso que acontece quando alguém quer eliminar uma app, e para o qual tem que pressionar "sem força" mas durante algum tempo. O mesmo acontece também no peek / pop, fazendo com que muitas vezes surjam previews de links ou outros conteúdos quando o utilizador esperava ter acesso a algo como uma opção para fazer "copy paste".

Neste momento o 3D Touch funciona mais como um empecilho para grande parte dos utilizadores do que como uma vantagem. E, mesmo correndo o risco de angustiar os poucos utilizadores que lhe dão uso, parece que a Apple se prepara para dar por encerrada a fase 3D Touch com a chegada dos iPhones de 2019.

Actualização: o iOS 13 vem confirmar o adeus ao 3D Touch.

3 comentários:

  1. De bestial a besta num simples passo...
    As novidades de 2019 nos iPhones irão ser as coisas que deixam de ter... lol

    2020 é que vai ser!!!
    Atrasados, como sempre, mas é normal, pois, copiar e "aperfeiçoar" demora o seu tempo.
    O pior é que a concorrência já não copia, é copiada e inova...!
    Continua Tim, please!

    PS: Não sou hater, tenho produtos apple...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No próximo ano tiram a Siri... ;)

      Eliminar
    2. Consegui voltar ao Android no trabalho. Que felicidade não ter que usar a Siri que é mesmo um empecilho e não entende nada português de Portugal. O Now ou lá o nome que tem agora entende tudo e até mistura inglês e português na mesma frase.

      Eliminar