2019/05/22

Windows 10 ganha modo sandbox e mais controlo sobre actualizações


A actualização de Maio para o Windows 10 já está disponível, e traz bastantes novidades, como o prometido modo sandbox para maior segurança a testar software duvidoso, e dar aos utilizadores a possibilidade de adiarem a instalação de actualizações.

Comecemos pelas actualizações. Com a actualização de Maio de 2019 do Windows 10 a Microsoft reconhece que o seu sonho de ter actualizações imediatas não funciona tão bem como se desejava. Com a chegada do Windows 10 a MS retirou aos utilizadores a capacidade de decidirem se queriam ou não fazer actualizações, e isso depressa se revelou um desastre. Foram muitas as actualizações problemáticas, que impediam o arranque do sistema ou que até eliminavam ficheiros. A confiança nas actualizações obrigatórias do Windows caiu para os níveis mais reduzidos de sempre, algo do qual a MS espera conseguir recuperar, ao dar maior controlo (ainda de forma parcial) sobre as actualizações.

Depois de fazerem esta actualização, os utilizadores, até os do Windows 10 Home, terão a possibilidade de adiar a instalação de actualizações.



Esta actualização passa também a reservar 7GB de espaço para lidar com as actualizações sem os constrangimentos de poder ficar sem espaço disponível em computadores com disco / memória mais limitada.


Outra das novidades que fica disponível nesta actualização é a muito aguardada funcionalidade sandbox.


Com este sandbox, os utilizadores têm acesso a uma máquina virtual facilitada, onde poderão fazer coisas como testar software no qual não tenham muita confiança, ou visitar sites mais duvidosos, sem recear que o seu computador possa ficar infectado com malware ou ransomware. É o tipo de coisa para o qual muitos utilizadores avançados já recorriam a máquinas virtuais, mas que assim fica disponível para um maior número de pessoas sem as preocupações de ter que instalar todo um novo sistema de raiz.

Actualização:
como activar o modo Sandbox no Windows 10.

2 comentários:

  1. Atençao que o modo Sandbox precisa de ser activado com o Windows Hyper-X, o que ocupa todos os recursos de virtualizaçao do OS. Se usarem VirtualBox ou Vmware, estes deixam de poder usar esses recursos, mesmo que nao tenham Maquinas Hyper-X a correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas uma vez que é destinado ao tipo de utilizadores que não estará a correr esses programas... deixa de ser tão problemático.

      Eliminar