2019/06/27

Google Maps ganha informação em tempo real dos STCP


Boas notícias para quem anda de transportes públicos em Portugal, o Google Maps ganhou capacidades melhoradas sobre o atraso e previsão de congestionamento nos autocarros, metro e comboios - e passa a contar também com informação em tempo real dos autocarros dos STCP.

A partir de hoje, o Google Maps passa a disponibilizar, a nível global, duas novas funcionalidades para ajudar o utilizador a planear melhor a sua viagem para que a mesma seja bem mais confortável: informação em tempo real sobre atrasos nos autocarros e também a previsão de congestionamento de transportes (autocarro, metro e comboio). Em Portugal, o Google Maps passa a integrar informação em tempo real da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) sobre atrasos nos autocarros e a disponibilizar previsões de congestionamento de transportes nas cidades de Lisboa e do Porto.  As novas funcionalidades vão estar disponíveis em mais de 200 cidades em todo o mundo.



Garanta o lugar e chegue a horas com as novas atualizações de trânsito no Google Maps
Nos dias em que tudo corre bem, viajar de transportes públicos é uma das melhores maneiras de nos movimentarmos pela cidade. Não só é rentável e eficiente, como também permite que que tenhamos as mãos livres para nos podermos recostar, relaxar e até lermos o nosso livro favorito. Mas atrasos inesperados ou viaturas superlotadas podem rapidamente transformar a mais bela viagem numa viagem stressante. A partir de hoje, o Google Maps disponibiliza duas novas funcionalidades para ajudar o utilizador a planear melhor a sua viagem para que a mesma seja bem mais confortável.

Informação em tempo real sobre atrasos nos autocarros

Quando tem uma reunião importante, um encontro com um amigo ou uma consulta médica, muitas vezes a primeira coisa que o utilizador faz é consultar o horário dos transportes para ter a certeza de que chega a tempo do respetivo compromisso. Infelizmente, estes horários, nem sempre, refletem as condições em tempo real que podem afetar o seu trajeto, o que pode gerar causar bastante ansiedade quando acabamos por chegar mais tarde do que era suposto. Para responder a isto, o Google Maps irá passar a disponibilizar informações em tempo real sobre atrasos em autocarros - nomeadamente em locais onde não temos ainda informação em tempo real diretamente proveniente das entidades locais de gestão de tráfego. A partir de agora, poderá ver se o seu autocarro está atrasado, a duração do atraso e tempos de viagem mais precisos em função do tráfego ao longo da sua viagem. Também é possível ver no mapa os locais de maior congestionamento de tráfego para que o utilizador saiba o que esperar antes mesmo de entrar no autocarro. No caso de Portugal, o Google Maps passa a integrar informação da SCTP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) para disponibilizar informação em tempo real sobre atrasos nos autocarros.

Previsão de congestionamentos

Não há nada mais desconfortável do que viajar como sardinha em lata num transporte. Estamos, agora, a disponibilizar a funcionalidade de previsão de lotação nos transportes de modo a que o utilizador possa saber o quão lotado deverá estar o seu autocarro, comboio ou metro e em função de viagens passadas. A partir de agora, poderá tomar decisões informadas e escolher entre viajar mais apertado ou esperar mais uns minutos pelo próximo transporte onde será mais provável conseguir apanhar um lugar sentado. Em Portugal esta funcionalidade estará disponível para as cidades de Lisboa e do Porto.

Estas novas funcionalidades serão, a partir de hoje, implementadas no Google Maps para Android e iOS e estarão disponíveis em quase 200 cidades em todo o mundo.


Actualização: Afinal ainda não é verdadeiramente a informação em tempo real. Foi-nos enviado um esclarecimento que refere:
A STCP tem na Google implementado o "Static Transit Feed". Ainda não desenvolvemos o "Real-time Transit Feed" que necessita do posicionamento dos veículos e informação sobre desvios. O que o Google Maps faz é cruzar a informação estática com as condições de tráfego e ajustar os tempos estimados das viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)