2019/07/24

Tesla bate recorde de vendas em Portugal


A Tesla tem bons motivos para se congratular com a sua decisão de ter vindo para Portugal, com o seu Model 3 a ser o campeão de vendas nos automóveis eléctricos, e o mês de Junho a ter batido o recorde de vendas.

Em Junho a Tesla vendeu um total de 432 automóveis em Portugal, um terço de todas as vendas de veículos plug-in. Mas contrariamente ao que se poderia supor, este recorde não se deveu ao aumento de vendas dos Model 3, mas sim dos Model S e do Model X.

Em Junho a Tesla vendeu em Portugal um total de 275 Model 3, ficando abaixo do recorde de 315 unidades atingido em Março. No entanto essa redução foi compensada pela venda de 92 Model S e 65 Model X, batendo o recorde de vendas mensal de ambos os modelos e proporcionado o novo recorde de vendas da marca no nosso país.



Olhando-se para as vendas totais desde o início do ano, a Nissan ainda lidera com o Leaf (1032 unidades e 17% do mercado), mas o Model 3 já está bastante perto, com um total 853 unidades e 14% do mercado. A manter-se o diferencial de vendas do mês de Junho, bastará mais um par de meses para que o Model 3 ascenda à primeira posição da tabela de vendas anual dos eléctricos em Portugal.


Se dúvidas houvesse quanto ao interesse dos portugueses pelos veículos eléctricos, estes dados demonstram que esse interesse é bem real - e também que os restante fabricantes estão a pagar pelo facto de terem subestimado a Tesla. E se mesmo com o Model 3 nos 50 mil euros conseguem obter estes resultados, imagine-se como poderia ser se o Model 3 ficasse mais barato com o fim das tarifas de importação europeias?

(Ou, a mais longo prazo, com a construção de uma Gigafactory na Europa, à semelhança da que está a ser construída da China, e que deverá iniciar a produção de automóveis ainda antes do final do ano. Será a altura para relembrar que Portugal poderia ser o local perfeito para a Tesla instalar a sua Gigafactory? ;)


Actualização: Não foi preciso esperar muito, no mês seguinte a Tesla passou para a primeira posição da tabela de vendas de carros eléctricos em Portugal.

5 comentários:

  1. Existem também outras questões.
    A questão da moda. A falta de stock de outras marcas. E as vantagens a nível de impostos que o estado português dá para apoiar as viaturas de eléctricas e hibridas a nivel de IRC. Seria interessante ver quantos dos Tesla foram para empreas. :)

    ResponderEliminar
  2. Os apoios para os carros elétricos em Portugal acabaram logo no início do ano. Só os primeiros mil carros tinham direito à bonificação. Os tesla têm melhores baterias e melhores motores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E melhor rede de carregamentos. Estive no Algarve e TODOS os carregadores públicos da zona estavam inoperacionais, felizmento o Supercarregador de Alcantarilha existe.

      Eliminar
  3. Seria interessante ver quantos BMW e Mercedes não foram comprados pelas empresas... Sempre foram as empresas a comprar mais os carros deste segmento (50/60 mil euros).

    ResponderEliminar
  4. Falta saber o total de vendas por marca independentemente do modelo, de certeza que a Tesla tem mais de 14%

    ResponderEliminar