2019/08/09

Huawei revela HarmonyOS


A Huawei já apresentou a muita aguardada "alternativa" ao Android que tem sido falada desde o início das restrições aplicadas pelos EUA, o HongmengOS que em versão com nome ocidentalizado será conhecido como HarmonyOS.

Depois de um período de confusão sobre se este HarmonyOS seria - ou não - adequado para substituir o Android, ficamos finalmente a conhecer do que se trata. O sistema da Huawei foi concebido para ser um sistema versátil vocacionado para dispositivos IoT, com foco na segurança e no desempenho, mas também suficientemente versátil e adaptativo para poder ser utilizado em praticamente todos os dispositivos que se possam imaginar.

Recorrendo a um micro-kernel (ao estilo do Fuchsia da Google), este HarmonyOS consegue garantir latências reduzidas para os processos, de forma a oferecer aos utilizadores a melhor experiência de utilização possível. E a nível da segurança, promete um total isolamento dos processos normais dos do sistema, para que nunca seja possível corromper ou interferir com o seu funcionamento. A Huawei diz que este Harmony oferece um desempenho 5x superior ao do Fuchsia da Google e 3x o do QNX.


Quanto à grande questão: a Huawei não fez referência directa a qualquer intenção de utilizar o HarmonyOS como alternativa ao Android, mas deixou no ar a "ameaça" de que estará pronta a usar este seu sistema para esse fim, caso se veja na impossibilidade de continuar a usar o Android. E uma vez que não será complicado para os developers recompilarem as suas apps Android para funcionarem no HarmonyOS, essa poderá ser uma opção viável - particularmente para o mercado chinês - com um potencial bastante prejudicial para o Android no território.

Esperemos que não se chegue ao ponto de verificar como isso sucederia na realidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)