2019/08/12

Pedidos fraudulentos de donativos no Twitter


Estão em curso no Twitter várias campanhas de pedidos de donativos para animais, mas uma pequena investigação depressa revela que algumas delas são fraudulentas e deverão ser reportadas como tal.

É fácil ser-se tentado a contribuir para campanhas que peçam ajuda para tratar animais carenciados ou em dificuldades; mas infelizmente há quem esteja a usar isso como método para subtrair euros de forma fraudulenta aos bolsos dos portugueses mais generosos. Desta vez o caso foi detectado pelo meu amigo Manuel Reis, que não resistiu a deitar um olhar um pouco mais atento a alguns pedidos de dinheiro que lhe apareceram no Twitter.



Existiam múltiplos sinais de alarme, como o facto de serem contas recentes sem grande historial, haver contradições nas mensagens (supostamente sendo um "ele" mas com frases no género feminino), ou de fazer referência a pagamentos via PayPal mas indicando referências para pagamento via Multibanco; ou ainda de mudar de nome e imagem de forma regular, para tentar apanhar novos incautos.

É vergonhoso que existam casos assim, que apenas servirão para lançar desconfiança sobre pedidos legítimos - fazendo com que muitas pessoas, por via das dúvidas, nem sequer pensem em contribuir. Importa por isso reportar este tipo de esquemas, no Twitter, PayPal, entidades bancárias e autoridades. Mas o facto de ser fácil abrir novas contas e repetir o processo faz com que seja um trabalho inglório...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)