2019/09/29

Como instalar as apps da Google no Mate 30 da Huawei


A Huawei desapontou os consumidores europeus ao confirmar que o Mate 30 vinha sem as apps da Google mas... há forma de resolver o assunto, e não é assim tão complicado adicionar as apps da Google, incluindo a Play Store, ao seu novo topo de gama que lidera o DxOMark.

O processo de instalar manualmente as apps e serviços da Google pode ser pouco habitual para os utilizadores ocidentais, mas não é assim tão incomum. Isto porque na China os smartphones são lançados sem os serviços e apps da Google. Utilizadores que comprem modelos destinados à China, de marcas como a Huawei e Xiomi (e todas as outras que por lá queiram vender smartphones) já estarão habituados a passar pelo processo de instalação manual, pelo que isso poderá acabar por não ser tão inconveniente quanto possa parecer à primeira vista.

Aliás, há quem já vá dando o exemplo do processo utilizado para o Honor 9X pro.

Aviso: a instalação de apps de origem desconhecida tem sempre riscos associados, especialmente quando serão apps que irão ter acesso a credenciais como a conta da Google. Portanto, cabe a cada um decidir se confia, ou não, na app em questão. (Pode também optar-se por usar uma conta Google descartável para avaliar o processo e fazer testes, antes de usar a sua conta oficial.) - Mesmo se neste caso este lzplay parece ter sido facilitado pela própria Huawei.



1) Descarregar a app Google Service Assistant (apk) - ver o aviso acima
2) Executar a app (será necessário ter um Huawei ID)
3) Instalar o pacote de apps e serviços (inclui Play Store e Play Service e tudo o que é necessário) - irá demorar algum tempo


4) Após a instalação e verificação de segurança, será necessário fazer o sign-in com Huawei ID e/ou conta Google - esperar alguns minutos


5) Regressar ao home screen sem encerrar a app, executar a app Google Play Store, e fazer login com a conta Google


E pronto, a partir daí terão acesso à Play Store, apps da Google e todas as demais apps que desejarem.


Normalmente, um dos inconvenientes de comprar smartphones com firmware chinês é que poderão vir com algumas apps pré-instaladas que não podem ser desinstaladas sem root, que façam tracking dos utilizadores ou apresentem publicidade chinesa. No caso dos Mate 30 que a Huawei fará chegar ao ocidente, é de imaginar que se tratem de versões sem esse tipo de extras, tornando o processo de adicionar a Play Store e apps Google bastante mais simpático, e acabando por resultar naquilo que se teria caso viessem de origem (coisa que a Huawei também já clarificou que poderá fazer rapidamente através de uma actualização, caso a situação com os EUA fique resolvida).

1 comentário:

  1. Continuo a dizer que o problema vai incidir nas actualizações do Android.

    ResponderEliminar