2019/09/04

Facebook desactiva sugestão de rostos - activa reconhecimento facial para todos


Numa lógica não muito lógica, o Facebook respondeu à obrigação de desactivar a sugestão de rostos nas fotos, activando o reconhecimento facial para todos - mas dando a opção aos utilizadores de o desligarem.

As "tag suggestions" eram a funcionalidade que o Facebook tinha de sugerir que se adicionasse a referência a pessoas cujos rostos fossem reconhecidos em fotos. Uma funcionalidade que tem estado em litígio num processo em tribunal desde 2015, e que o Facebook terá perdido as esperanças de ganhar no mês passado. Perante isso, o Facebook anuncia que irá desactivar as "tag suggestions", mas em seu lugar aplicará o reconhecimento facial a todos os utilizadores a não ser que os utilizadores o desactivem expressamente.


Como seria de esperar, o Facebook diz que esta funcionalidade é de benefício para os utilizadores, permitindo identificar fotos em que esteja, e assim podendo impedir a utilização abusiva da sua imagem; e que se desactivar, deixará de estar "protegido" contra esses potenciais abusos.

No entanto, sabendo-se todos os incidentes que têm acontecido com o Facebook, é de imaginar que muitos utilizadores optem por desactivar o reconhecimento facial, coisa que podem fazer:
  1. Abrindo a app do Facebook e carregando no icon com as três linhas no canto inferior direito
  2. Ir até Settings & Privacy e depois Settings
  3. Na secção Privacy, carregar em Face Recognition
  4. Desactivar a opção escolhendo "No"


Depois restará a esperança de, daqui por uns meses, não se vir a descobrir que por um qualquer "lapso", o Facebook continuou a fazer o reconhecimento facial de todos os utilizadores, incluindo os que tivessem desactiva esta opção. :)

1 comentário:

  1. A questão é que é impossível confiar que o Facebook cumpra a promessa de não fazer reconhecimento facial mesmo que tal seja a opção do utilizador nas definições. E mesmo que eu não meta fotos minhas nada garante que outros utilizadores não façam o upload sem minha autorização. Enfim...

    ResponderEliminar