2019/10/14

A evolução dos sistemas mobile de 1999 a 2019


Nos últimos anos já vimos gigantes tombarem no segmento dos equipamentos móveis, e nada como um vídeo que nos mostra a ascensão (e queda) das diferentes plataformas móveis, que neste momento são dominadas pelo Android.

É fascinante - e assustador - relembrar como desde o início do século já tivemos plataformas móveis que pareciam ter o "mercado dominado", e que no espaço de um par de anos deitaram tudo a perder. A Palm dominava o sector mas não soube adaptar-se aos tempos; a Nokia conseguiu que o seu Symbian se tornasse num campeão instantâneo, mas esse sucesso também a deixou "cega" para reconhecer as novas ameaças, que chegaram por via de um smartphone caro e sem teclas, lançado por uma empresa sem qualquer experiência no sector, e que muitos ridicularizaram: o iPhone.


Depois surgia a pergunta, sobre se a Google conseguiria reagir a tempo, dado que o arranque do seu Android com um único smartphone levantava algumas dúvidas quanto ao seu impacto futuro. Mas, como disse desde logo, por muito lento que o arranque fosse, seria seguramente uma força imparável que iria varrer o sector... e foi precisamente o que se veio a verificar.

Resta agora a lição do passado, de que nenhum "gigante" pode dar o seu lugar no topo como assumido: e a história já demonstrou que por vezes basta um par de anos para que se assista a uma grande reviravolta no sector. Portanto, não será tanto uma questão de "se", mas sim uma questão de "quando" é que irá chegar a próxima revolução, mesmo que inicialmente comece timidamente e sendo ridicularizada por quase todos.

3 comentários:

  1. Por isso é que adorava que o OS Harmony fosse lançado (e adotado por outras marcas), só para ver o que aconteceria no sector...

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro da campanha negra feita contra o Symbian, tudo o que eram sites de tecnologia falavam mal do Symbian e elogiavam os SOs americanos.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da minha experiência geral com telemóveis Symbian.

    ResponderEliminar