2019/10/26

Starlink entra em operação em 2020


Depois de Elon Musk ter enviado o primeiro tweet via rede Starlink, tenos a SpaceX a dizer que a sua rede de satélites irá começar a fornecer acesso à internet já no próximo ano (2020).

O projecto Starlink iniciou-se com a ideia de colocar 12 mil satélites em órbita para faze chegar a internet a todos os locais do mundo, mas recentemente a SpaceX pediu autorização para uma expansão com 30 mil satélites adicionais. O que é certo é que, por agora, a constelação conta apenas com o primeiro lote de 60 satélites (dos quais alguns foram utilizados para testes), estando outro lançamento agendado para o próximo mês.

Para criar uma rede minimamente operacional serão necessários mais alguns lançamentos, e a SpaceX promete que as coisas começarão a acelerar no próximo ano, dizendo que prevê fazer 24 lançamentos em 2020 - o que, com 60 satélites por lançamento, significaria que chegaria ao final do ano com cerca de 1500 satélites (número que seria inédito em toda a história de lançamentos!)

Considerando que Musk tinha indicado 800 satélites para se ter uma cobertura "razoável", os 1500 satélites já deverão proporcionar um serviço mais que aceitável. Depois resta ver em que moldes o acesso será feito, se directamente aos clientes finais, se por intermédio das operadores de telecomunicações tradicionais. Com sorte, ainda acaba por usar os automóveis Tesla como hotspots móveis para acesso à rede Starlink... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)