2019/10/22

Notícias do dia

NOS com problemas na rede em todo o país; Pixel 4 fica-se pelos 112 pontos DxOMark, empatado com o Mate 20 Pro do ano passado; 5G da Verizon nem sequer cobre um campo de basketball completo; actualização dos Google Home está a inutilizá-los; servidor da NordVPN foi infiltrado por hackers; e ainda o caso do sensor de impressões digitais ultra-sónico da Samsung ser ultrapassado por película.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que está a dar um transmissor FM / carregador USB para o carro; e estamos também a celebrar os 12 anos de AadM com uma prenda muito especial. Adicionalmente, o nosso meeting mensal - edição especial de 12º aniversário - é já este sábado.

Google fornece primeiros Pixel 4 com caixas criativas



O Pixel 4 pode não ter saído tão bom quanto se esperava mas pelo menos a Google está a dar motivos para que os primeiros compradores fiquem com boas memórias da sua compra. Em vez das simples caixas habituais com o smartphone, a Google tem estado a entregar os primeiros lotes de Pixel 4 em caixas de cereais (e também caixas de Pizza).

Pelo menos no caso da caixa dos cereais, para além do Pixel 4 temos também um saco de cereais - pelo que fica a dúvida se no caso das caixas de Pizza se terá algum pedaço de pizza para aquecer no micro-ondas. Eu já estou é a imaginar que não deva demorar muito para ver algumas destas caixas a surgirem no Ebay, com preços que permitam comprar um Pixel 4 adicional de borla.


Emojis ganham 168 novas imagens

O Unicode Consortium já revelou oficialmente a lista de Emoji 12.1, que chega com 168 novos emoji, a grande maioria referente a variantes "sem género" de emojis já existentes, e também maior variedade na selecção capilar, incluindo variantes carecas, com cabelo ruivo e com cabelo branco.

As variantes "genéricas" dos emoji passarão a ser usadas sempre que não se definir expressamente o sexo da figura a representar; e temos também algumas substituições, como no caso da figura que representa um agricultor a ver trocado um pedaço de trigo por uma forquilha (até admira não terem considerado a forquilha como sendo um incitamento à violência - mas, pode ser que um destes dias a Apple decida trocar a imagem por uma mangueira, tal como trocou a pistola por uma pistola de água).


Xiaomi pede patente para câmara dupla frontal sob ecrã



Depois da perseguição dos smartphones com ecrãs sem margens, entra-se na corrida pelos ecrãs frontais sem notches, furos, ou câmaras popup. A Xiaomi e Oppo são duas das empresas que parecem estar mais à frente na corrida para as câmaras frontais sob os ecrãs, e sinal disso é mais uma patente pedida pela Xiaomi.

Segundo a mesma, a Xiaomi estará a considerar criar um smartphone que tenha duas câmaras frontais "invisíveis" sob o ecrã. O maior problema de momento será lidar com a perda de qualidade causada pelo ecrã - que mesmo sendo transparente, reduzirá a quantidade de luz recebida pelo sensor, e irá prejudicar a qualidade de imagem - mas não penso que isso será factor crítico para todos os que dão pouco uso à câmara frontal. Desde que tenha qualidade suficiente para fazer o desbloqueio por reconhecimento facial, chega e sobra.


Novos sinais de trânsito em Portugal em 2020



Em 2020 os condutores portugueses irão começar a encontrar novos sinais de trânsito nas estradas. Temos um sinal para zonas de emissões reduzidas, sinal informativo para zonas de residência ou coexistência de veículos e peões, assim como novos símbolos para indicação turística, geográfica, cultural e ecológica.

A entrada em vigor da nova sinalização acontece em Abril de 2020, havendo um prazo de uma década para os sinais já instalados serem substituídos (até 1 de Janeiro de 2030).


Facebook quer que páginas indiquem voluntariamente se estão ao serviço de países ou partidos



Depois de ter permitido que candidatos políticos lancem campanhas publicitárias manifestamente falsas, o Facebook tenta evitar que isso se aplique a toda a sua plataforma, agora passando a exigir que as páginas revelem voluntariamente se estão a fazer propaganda ao serviço de algum país ou partido.

O FB reforça ainda o seu suposto compromisso com a veracidade da informação, dizendo que vai investir ainda mais na validação de factos e indicação de notícias potencialmente enganadoras. Pena é que tudo isso apenas demonstre ter "dois pesos e duas medidas"... de um lado promovendo a "verdade", enquanto do outro permite publicidade comprovadamente falsa.


Elon Musk envia primeiro tweet através da rede Starlink




Elon Musk tinha prometido afastar-se das redes sociais por alguns dias, mas não se imaginava que quando regressasse alguns dias depois, estaria prestes a enviar o primeiro tweet através da rede de internet via satélite Starlink da SpaceX. O primeiro passo está dado... falta agora continuar a mandar satélites para o espaço para se obter a cobertura a nível mundial que a rede permite.

E, quer tenha sido jogada estratégia ou real, o que é certo é que pediram autorização para mais 30 mil satélites(!) o que elevaria o total de satélites da rede para 42 mil. Estará na altura dos operadores de telecomunicações começarem a "levar a sério" a loucura de Musk?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)