2019/11/02

A.I. ajuda a criar personagens virtuais com movimentos naturais


A Adobe criou um sistema que permite criar personagens virtuais com movimentos bastante mais naturais, que pode aprender com os exemplos dados por pessoas reais.

Os jogos de computador evoluíram para níveis quase impensáveis nas últimas décadas. Mas ainda assim, garantir que um personagem virtual seja capaz de se movimentar de forma realista quando confrontado com quase infinitas possibilidades de cenários, é algo que continua a necessitar de trabalho. Mesmo quando se recorre a "motion capture", gravar um movimento como o de sentar numa cadeira não garante que a animação fique bem quando for necessário sentar-se numa cadeira com altura ou dimensões diferentes... e é aí que este novo sistema da Adobe dá uma ajuda.

Embora continua a usar gravações motion-capture como base, o sistema é capaz de "aprender" os movimentos feitos, de forma a depois os poder aplicar à diversidade do mundo virtual, permitindo uma transição natural entre todo o tipo de movimentos, assim como adaptá-los em função das necessidades - quer isso implique dar passos mais longos, ou curtos, ou ajustar as mãos e braços, ou tudo o resto.

Um trabalho que seguramente poderemos ver aplicado em jogos futuros, e seguramente posto em acção nas consolas da próxima geração (se não mesmo antes).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)