2019/11/04

GDG DevFest Lisboa 2019 a 7 de Dezembro


O Google Developers Group de Lisboa tem mais um DevFest marcado, que nesta edição de 2019 conta também com a participação especial da VOST.pt.


Sobre o evento

O GDG DevFest Lisboa'19 + VOST DAY é um evento promovido pela Google Developers Group, Women Techmakers Lisboa e VOST Portugal, que decorrerá no dia 7 de Dezembro, em Lisboa, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Esta conferência Google, enquadra-se na DevFest Season, que no fim do ano, em mais de 100 países. No entanto, cada DevFest é único - adapta-se à comunidade local ou nacional, podendo ter os mais variados formados.

Pretendendo acolher 500 participantes, este evento irá adoptar o formato de conferência - iremos contar com espaço de networking, sorteios e atividades sobre os mais variados temas, com Google Developers Experts e oradores nacionais e internacionais, distribuídos em 3 tracks em simultâneo:
● Blue track - focada em desenvolvimento e programação
● Green Track - dedicada a temas non-tech, tudo o que é complementar e essencial,
desde business, user experience, design, ética ou produto.
● Red track - track da VOST.pt, dedicada a cidadania ativa e com oradores da VOST Europe

O DevFest’19 dará também ênfase a temas como a diversidade e inclusão na tecnologia, procurando ser um evento promotor da igualdade de género, pretendendo também contribuir para a mudança de mentalidades e efectivação do mainstreaming de género.

O bilhete desta conferência terá um valor simbólico, que será inteiramente doado à associação sem fins lucrativos.

Oradores em destaque

● Alex Muramoto - Developer Advocate @ Google
● Fellyph Cintra - Front-end developer @ Deloitte, GDE
● Iratxe Gómez Susaeta - Community Manager @ VOST.Europe
● Caneco - Full-stack developer @ Medicare
● Krzysztof Głuszczyk - Lead Android Developer @ Ryanair Labs Wrocław
● Nuno Carneiro - Coordinator @ Política Para Todos

WARM-UP - Debate: cidadania activa

No fim do dia 6 de Dezembro às 19h, véspera do Devfest, iremos ter um debate gratuito sobre o Cidadania Activa. No mundo globalizado, fortemente marcado pela desigualdade de direitos, de informação e de conhecimento, o voluntariado e é a primeira linha de defesa contra a fragmentação
social. Falar de voluntariado, é o mesmo que falar em exercício de cidadania, de solidariedade e em realização pessoal. É uma expressão do envolvimento do individuo na sua comunidade, uma forma de dedicação a uma necessidade local ou global, seja esta social, politica, ambiental, cultural ou educativa. Hoje, talvez mais do que nunca, ser um cidadão ativo é uma necessidade e não um ato de caridade. Haverá sempre necessidade de causas independentes, desde que exista dedicação, cidadãos ativos, forma de obter recursos de acordo com as necessidades e essencialmente, resiliência.

Mas o que motiva o cidadão ativo? Devemos priorizar o certos tipos de voluntariado face a outros? Há um real interesse por parte das entidades governamentais em promover a contribuição do cidadão? Como promover a cidadania ativa e responsável? Mais informações em bit.ly/DFLX19Debate.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)