2019/12/04

Notícias do dia

Alertas SMS da Protecção Civil podem ser falsificados com facilidade; o Público abandona Nónio; Google Photos ganha chat entre utilizadores; temos a nossa análise ao Samsung Galaxy Tab S6; Qualcomm revela sensor ultra-sónico 3D Sonic Max 17x maior que o actual; e vulnerabilidade StrandHogg deixa "pilhar" até os Android 10 mais recentes.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas.

Larry Page e Sergey Brin colocam Sundar Pichai à frente da Alphabet



Os dois fundadores da Google afastam-se ainda mais do olhar do público, colocando Sundar Pichai também à frente da Alphabet (para além da Google). Na prática é apenas a formalização daquilo que tem acontecido nos últimos anos, com o duo a não ter revelado interesse em se preocuparem com a gestão do "dia a dia" do seu império tecnológico, preferindo dedicarem-se aos seus próprios interesses.


Para Sundar Pichai, é o voto de confiança que era merecido, pelo trabalho que vem a realizar há muitos anos, e pela sua dedicação total ao futuro da empresa, que tem passado por momentos atribulados e que assim se manterão pelo futuro próximo (há mais investigações e processos em curso; há que lidar com o sentimento de insatisfação - e até de perseguição - de funcionários, etc. etc.)


Firefox ganha vídeos "Picture-in-Picture"



O Firefox para Windows (e brevemente também as versões macOS e Linux) ganhou a capacidade para ver vídeos em modo "Picture-in-Picture" - que na verdade melhor seria descrito por vídeo em janela flutuante.

A melhoria será particularmente interessante para utilizadores que trabalham apenas com um único ecrã, permitindo colocar um vídeo numa janela sobreposta que se mantenha visível enquanto vão trabalhando noutras coisas. (Quem usar múltiplos ecrãs, já teria a liberdade em fazer esse tipo de coisas, colocando um vídeo num deles, enquanto prosseguia o trabalho no outro - ou outros).


Mozilla remove extensões Avast e AVG do Firefox



Quem procurar por extensões da Avast para instalar no Firefox vai deparar-se com uma página sem resultados. Embora não tenha dado qualquer explicação oficial, a Mozilla removeu todas as extensões da Avast e AVG para o Firefox, numa medida que se pensa estar relacionada com a recolha "excessiva" de dados dos utilizadores.

A Avast diz que para efeitos de segurança recolhia o histórico das páginas visitadas pelos utilizadores, mas os dados recolhidos parecem ir muito para além disso e estariam a ser utilizados para outros fins que não a segurança - algo que iria contra as regras de privacidade da Mozilla.


Porsche alugou Tesla Model 3 para testar Smart Summon e Autopilot



A Porsche vai mantendo o olho nos concorrentes, e desta vez fez com que um grupo de engenheiros nos EUA alugassem um Model 3 para avaliarem o funcionamento do Smart Summon e do Autopilot na sua última versão.

Curiosamente, optaram por alugar um Model 3 de um particular, que estranhou que os indivíduos quisessem expressamente usar o Smart Summon (que só poderia ser feito se ele cedesse o seu smartphone ou acesso às credenciais da Tesla). Mas quando chegaram num Porsche Taycan de testes, dissiparam-se todas as dúvidas: eram mesmo engenheiros da Porsche que queriam testar as capacidades do Tesla - e tendo dito que ficaram agradavelmente surpreendidos.

... Eu só fico surpreendido é por a Porsche não ter "investido" num Model 3, para fazer todos os testes que desejasse, sem ter que recorrer a modelos alugados a particulares e a testá-los na via pública.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)