2019/12/04

Público abandona Nónio


A famigerada plataforma Nónio começa a dar os primeiros sinais de desintegração, com o abandono do jornal Público.

O Nónio foi a resposta dos media portugueses ao desejo de acumularem a maior quantidade de dados possíveis sobre os visitantes, sem vergonha de recorrerem a práticas enganosas para o conseguir. No entanto, e como se pode imaginar, tudo o que conseguiram foi servir de "formação" para que os portugueses se informassem ainda mais sobre os ad-blockers e ferramentas para bloquear o Nónio.

Embora o Nónio continue a ser apoiado pela maioria dos media nacionais, temos agora a primeira desistência de peso: o Público, que refere que "a estratégia definida pelo Público para 2020 não se coaduna com a nova fase do Nónio". A grande questão é saber quanto mais tempo demorará para que outros jornais comecem a repensar a sua fidelidade ao Nónio e sigam o mesmo caminho que o Público.

No entanto, desenganem-se aqueles que pensem que esta posição do Público será de maior aproximação aos leitores. Embora seja de saudar o abandono do Nónio, o Público continuará a "carregar" bem na publicidade e na sua paywall de acesso aos conteúdos - mas sendo um direito seu, tal como os utilizadores estarão no direito de continuar a usar ad-blockers.


... Eu até lhes dei uma oportunidade, mas desactivando o ad-blocker, em vez da notícia em questão, aquilo com que me deparei foi isto:


E mesmo ultrapassando a publicidade de ecrã completo, de seguida tinha um bloco publicitário a ocupar a metade superior do ecrã. Assim, mesmo que se queira "apoiar o jornalismo nacional" (como eles dizem), não dá mesmo...

7 comentários:

  1. Realmente é difícil "viver" sem um ad-blocker com estes sites actuais.
    Por norma, para se ler uma notícia de 3 linhas, temos de ver uma publicidade de página inteira, depois mais um bloco para subscrever uma assinatura, um popup para subscrever as notificações e uma página carregada de blocos de publicidade...
    Quanto ao Nómio, optei sempre pelo boicote, não registo, nem consulto. Por norma nem passo do "preview" do Google News para Android.

    ResponderEliminar
  2. para mim o publico passa para a lista de sites com ad block desligado

    ResponderEliminar
  3. Que Addblocker aconselham? (para chrome)

    ResponderEliminar
  4. O Público acabou de ganhar mais um leitor.

    ResponderEliminar
  5. Abandonaram o Nónio mas basta abrir o aviso dos cookies para ver a quantidade absurda de empresas com quem o Público partilha (vende?) os dados dos leitores. Pelo menos agora já adicionaram um botão para desativar tudo em vez de ser um a um. É claro que mesmo assim nada garante que não seja um botão placebo...

    ResponderEliminar