2020/01/27

Galaxy Fold não tira partido do ecrã maior


Um dos interesses de quem considera a compra de um Galaxy Fold será ter acesso a um ecrã maior que permita presentar mais informação - mas infelizmente, não é isso que se verifica, muito pelo contrário.

Para além de continuarem as dúvidas sobre a longevidade do ecrã, mesmo depois do mecanismo ter sido revisto após o adiamento feito em cima da data de lançamento original, com vários relatos de Galaxy Fold que ficam com o ecrã danificado em poucos dias de utilização sem qualquer motivo aparente; será ainda mais grave ver que a área adicional não estará a ser usada da melhor forma.


Comparando-se o que se vê no ecrã do Galaxy Fold com o que vemos no ecrã de um smartphone convencional, somos surpreendidos por descobrir que não se ganha nada.

Pior ainda, há casos, como a Play Store da Google, onde o Galaxy Fold absurdamente mostra apenas metade do que é possível ver num smartphone convencional. Ao espreitar o top das apps, um smartphone normal permite ver 8 apps no ecrã - enquanto que o Galaxy Fold exibe apenas... 4 apps!


Há muito que se sabe que a questão dos dispositivos com ecrãs dobráveis era acompanhada por dois desafios: um relativo ao hardware, com os fabricantes a terem que criar a tecnologia necessária para poderem trazer estes ecrãs par ao mercado; o outro, relativo ao software, para que o sistema fosse capaz de se adaptar aos diferentes formatos e tirar o melhor partido disso.

No Galaxy Fold, a opção por continuar a tratar o ecrã aberto como ecrã de smartphone em vez de tablet resulta nesta caricata situação de nada ficar a ganhar face à utilização de um smartphone convencional.


É algo que já se poderia imaginar tratando-se de um produto de primeira geração... mas demonstra que ainda há um longo caminho a percorrer para que os dobráveis mostrem as suas vantagens (melhor ficarão modelos como o Razr, que quando abertos continuam a manter o formato de um smartphone convencional, por isso dispensando qualquer tratamento especial).

1 comentário:

  1. Quem escreveu isso não conhece sistema Android ??? A resolução da tela é alta então é possível reduzir os ícones para caber mais na tela além de poder usar múltiplas telas com mais de um app aberto ao mesmo tempo um do lado do outro como todo Android...

    ResponderEliminar