2020/01/10

Panasonic mostra óculos VR mais "normais"


Distanciando-se dos designs futuristas que praticamente nos colocam um "capacete" sobre os olhos, a Panasonic mostrou no CES uns óculos VR que efectivamente se parecem com óculos tradicionais e que poderão contribuir para uma maior aceitação por parte do público.

Embora ainda haja pontos a melhorar, a Panasonic fez questão de não se ficar apenas pelas intenções e já mostrou alguns modelos funcionais destes óculos VR, que usam micro-displays OLED com capacidade HDR. Embora não tenha sido revelada a resolução, é suficientemente elevada para não ser em perceptíveis os pixeis individuais (naquilo que é chamado o "screen-door effect", que permite ver o espaço entre os pixeis).


Mas nem tudo são vantagens. O seu formato vem com algumas limitações, como um campo visual mais reduzido que outros óculos VR e, nos modelos apresentados, ainda algum desequilíbrio causado pelo facto de todo o peso ficar na parte frontal que assenta sobre o nariz (em protótipos com melhorias para os próximos modelos, esse peso já foi reduzido, evitando essa situação). Parece-me também que poderiam beneficiar de câmaras instaladas para aplicações de realidade aumentada.


São alguns compromissos que poderão ser aceites considerando o aspecto ligeiro e de óculos tradicionais que adoptam, e que poderão facilitar a sua adopção por parte do público em geral. Mas para isso será também necessário que sejam lançadas aplicações VR que realmente convençam o público a aderir a esta tecnologia.

De qualquer forma, por agora a Panasonic diz que não tem planos para vender estes óculos VR directamente ao público, mas de os direccionar para empresas que tenham projectos de realidade virtual.


... Arrisco também dizer que poderão ser um bom indicador do estilo de óculos VR em que a Apple estará a trabalhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)