2020/02/04

Elon Musk quer acabar com baterias modulares na Tesla


A maioria dos fabricantes automóveis tem usado baterias modulares nos seus veículos, mas Elon Musk diz que isso já não se justifica, e que pretende passar a usar uma bateria em bloco único na Tesla.

A Tesla tem usado baterias modulares desde o início, permitindo trocar módulos em vez de toda a bateria em caso de algum módulo mais degradado ou danificado. No entanto isso é algo que Musk diz que já não faz grande sentido. Aliás, relembra que nos Model S, mesmo tendo bateria de construção modular, já nem sequer estão preparados para substituírem apenas um módulo individual. Por isso, e tendo em conta os avanços na produção das células das bateria, a ideia é voltar à estaca zero e abandonar o conceito de criar uma bateria em módulos só por isso ser a "tradição".


É uma medida que vem demonstrar a confiança da Tesla nas suas baterias, e que provavelmente permitirá optimizar ainda mais os custos de produção dos seus futuros modelos; e que também acabar por validar as preocupações de quem não percebia a lógica de trocar um único módulo numa bateria já envelhecida - e que resultaria num "desequilíbrio" entre os módulos velhos e o módulo novo.

Pelo lado negativo, isto significa que quando se tiver que trocar de bateria terá que se trocar a bateria completa, com custos superiores. Mas, realisticamente falando, já seria essa a situação no caso de uma bateria que chegue ao seu fim de vida útil, e onde não seria a eventual troca de alguns módulos que fariam a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)