2020/02/14

EUA avançam com processo contra a Huawei


A novela EUA vs Huawei prossegue, agora - finalmente- com uma acusação formal contra o fabricante chinês por parte do Departamento de Estado norte-americano e do FBI.

Depois da mais recente troca de acusações e contra-acusações, os EUA formalizaram o processo contra a Huawei, com acusações que vão da espionagem industrial à venda de equipamentos a países sob sanções (como a Coreia do Norte), utilização de empresas afiliadas para esconder os seus negócios, violação de acordos de confidencialidade, entre outras coisas.

Ao menos chegamos ao ponto em que se terão que começar a mostrar provas concretas (de ambas as partes) em vez de se ficarem pela guerra mediática da opinião pública com recurso a palavras. Seja como for, fica desde logo praticamente garantido que ninguém sairá a ganhar: por muito grande e poderosa que a Huawei seja, terá imensas dificuldades em combater em "terreno inimigo", provavelmente estando desde já a trabalhar numa campanha de minimização de dados para aplicar ao resto do mundo, onde ainda conta com clientes e potenciais aliados. Pelo seu lado, tudo o que os EUA façam não irá apagar as memórias de que também eles têm espiado tudo e todos, ao longo de décadas.

Venha de lá já o "rescaldo" de toda esta situação, que deixe bem claro a necessidade de sistemas de encriptação livres de qualquer suspeita, que garantam a segurança e privacidade dos dados independentemente de quem os puder estar a espiar.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]