2020/02/22

HTC Proton quer criar óculos VR/AR mais apelativos


Embora seja apenas um protótipo, o Proton revela as intenções da HTC em criar óculos VR e de realidade aumentada que sejam mais apelativos para o público em geral.

Embora muito se promova a realidade virtual / aumentada como sendo o passo para a próxima revolução tecnológica, há ainda muitos obstáculos técnicos que é preciso superar. Um deles é fazer com que os óculos VR/AR deixem de intimidar os utilizadores comuns - já que os modelos actuais parecem transformar os utilizadores em verdadeiros "extra-terrestres".

É precisamente isso que a HTC espera conseguir fazer com o seu Project Proton. Embora ainda com um volume algo pronunciado, estes óculos aproximam-se de um formato que será aproximado dos óculos usados nos desportos na neve.

Ainda assim, a HTC opta pela solução mais simples actualmente, de usar câmaras e ecrãs internos, em vez de arriscar em sistemas de projecção ou ecrãs transparentes para sobrepor imagens digitais sobre o mundo real. Uma opção que não deixará de ser mais sensata nesta fase, já que outros projectos que prometiam grandes revoluções - como o Magic Leap - parecem ter perdido o fulgor e têm tardado em concretizar essas revoluções na realidade aumentada.

Veremos quantos mais anos serão necessários para criar óculos de realidade aumentada que sejam funcionais, apelativos e, não menos importante, suficientemente económicos para cativarem o mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)