2020/02/23

Mercedes testa F1 com alinhamento dinâmico das rodas


A Mercedes está a levar a interpretação das regras da Formula 1 ao limite, com um Mercedes W11 pilotado por Lewis Hamilton que tem a capacidade de mudar o alinhamento das rodas durante a prova.

Um vídeo de uma das voltas de Lewis Hamilton revelou um curioso pormenor, em que o piloto podia puxar ou empurrar o volante, e com isso modificar ligeiramente o alinhamento das rodas. Esta pequena alteração permite optimizar o comportamento do carro para as rectas e para as curvas, em vez de ter que optar por uma solução que inevitavelmente terá que dar prioridade a uma em prejuízo da outra.



A questão é que as regras da F1 proíbem todos os sistemas que modifiquem dinamicamente a suspensão do carro durante a prova (a regra que pôs fim às suspensões activas); e que embora não façam referência expressa aos elementos da direcção, poderão ser utilizados como base para que também estes ajustes dinâmicos devam ser proibidos. Pelo seu lado, a Mercedes insiste que este seu DAS é perfeitamente legal; enquanto a FIA diz que o sistema poderá ser utilizado este ano, mas será proibido na próxima época de 2021.


Não esquecer que a Mercedes há muito que explora este tipo de sistemas, fazendo relembrar o fantástico protótipo F400 "Carving" (de 2002) que conseguia inclinar as rodas independentemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)